Porto é cidade "gold” na qualidade de vida e serviços

A cidade portuense foi galardoada pelo Conselho Mundial de Dados das Cidades, ficando à frente de cidades como Londres, Barcelona e Paris.

Foto
Rui Rio deixa a Câmara do Porto ainda este mês Nelson Garrido

A qualidade de vida e dos serviços do Porto foram reconhecidos internacionalmente com o nível “gold”, segundo a norma ISO 37120 - desenvolvimento sustentável das comunidades, galardão que é atribuído pelo Conselho Mundial de Dados das Cidades (World Council on City Data).  

Com uma classificação superior à de outras grandes cidades como Londres, Barcelona ou Paris, a Invicta torna-se assim na primeira cidade portuguesa a ver distinguidos estes indicadores internacionalmente. A norma internacional que atribuiu este reconhecimento à cidade é a primeira da International Organization for Standardization (ISO) e nela são “definidas as metodologias para orientar e medir o desempenho dos serviços e qualidade de vida”, como se pode ler no comunicado da câmara.

O principal objectivo desta certificação passa por garantir aos cidadãos que habitam em cidades que lhes oferecem serviços de qualidade, assim como garantir o desenvolvimento sustentável das mesmas.    

Desenvolvido pela Câmara do Porto em articulação com todos os sectores da autarquia, com a coordenação do pelouro da Educação, Organização e Planeamento e as principais instituições públicas da cidade, o projecto de certificação, segundo os parâmetros da ISO 37120, incluiu a análise de 100 indicadores, agrupados de acordo com 17 temas, criando assim um padrão de medição do desempenho económico, social e ambiental da cidade.

Esta certificação traz, segundo o comunicado enviado, “benefícios para a cidade”, como por exemplo, “governo e prestação de serviços mais eficazes, referências internacionais e metas atingidas, alavancagem de financiamento e reconhecimento em entidades internacionais” e até “transparência e dados abertos para atractividade de investimentos”. 

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Ler 5 comentários