Rali de Portugal vai ter mais quilómetros e especiais

A edição de 2016, que irá decorrer entre 19 e 22 de Maio, foi apresentada em Matosinhos

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O Rali de Portugal promete novamente levar muita gente para a estrada Francisco Leong/AFP

Um ano depois do regresso ao norte do país, o Rali de Portugal continuará a ser disputado na região mas na edição deste ano a prova conta com mais quilómetros (1688, dos quais 368 cronometrados, distribuídos por 19 classificativas) e especiais.

Sedeado em Matosinhos, nas instalações da Exponor, o Rali de Portugal apresenta três inovações na edição deste ano. Logo no dia 20, uma fórmula inovadora na Porto Street Stage permitirá aos espectadores assistir a duas provas de classificação no mesmo espaço e praticamente em simultâneo. Tudo acontecerá na Avenida dos Aliados e em vários arruamentos próximos num percurso de 1850 metros.

Para o último dia da competição ficaram reservadas mais duas alterações significativas. As classificativas de Fafe e Vieira do Minho mantêm-se, mas esta última passa a contar com duas passagens. Para isso, o troço foi encurtado em cerca de 10km e a terminar à entrada da povoação de Angra. Já a entrega dos prémios aos vencedores vai ter lugar num ambiente mais cenográfico – em plena Marginal de Matosinhos.

"Todos os anos procuramos que o Rali de Portugal tenha características inovadoras. Nem sempre é fácil, mas tentamos sempre proporcionar novas condições aos fãs e espectadores para que fiquem perante uma espécie de rali novo a cada edição. Desta vez, será mais fácil ver os carros na Exponor, pois as marcas principais estarão cá fora e haverá uma exposição de viaturas clássicas", explicou Carlos Barbosa, líder do ACP e organizador da corrida.

O rali, que segundo um estudo das Universidades do Minho e Algarve teve um impacto económico de 1,5 milhões de euros na sua edição de 2015, vai para a estrada no dia 19 de Maio, junto ao castelo de Guimarães. Depois do arranque, os pilotos seguem para a pista de ralicross de Lousada, onde, a partir das 19h, decorre a única “Super Especial”, com dois carros a correrem em simultâneo em pistas paralelas.

Na sexta-feira, a prova desloca-se para o Alto Minho, com três classificativas, as já conhecidas Ponte de Lima, Caminha e Viana do Castelo, contando cada uma com dupla passagem dos concorrentes, a primeira de manhã e a segunda durante a tarde. Ao final da tarde, a partir das 19h, realiza-se então o Porto Street Stage, que integra as provas de classificação oito e nove.

No sábado, a caravana avança para a zona do Marão, com uma dupla passagem por três troços diferentes, igualmente reconduzidos da edição anterior – Baião, Marão e Amarante, sendo este o mais longo de toda a prova, com 37,67 quilómetros. Em quatro troços do rali – Caminha, Baião, Amarante e Vieira do Minho –, os adeptos têm à disposição uma zona espectáculo especial, designada “Fun Zone”, sendo que podem aceder à mesma a partir da noite anterior à prova.

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