Seis nadadores chineses com substâncias proibidas em testes de doping

Autoridades investigam alegado encobrimento dos resultados.

Foto
Testes positivos devem ser tornados públicos num prazo de 20 dias Lee Jae-Won/Reuters

Seis nadadores chineses testaram positivo para o uso de substâncias proibidas, confirmou a imprensa estatal da China, após a Agência Mundial Antidoping ter revelado que investiga alegados encobrimentos de testes por Pequim.

Três atletas – Zhao Ying, Wang Lizhuo e An Jiabao – terão tomado clenbuterol, avançou a agência oficial Xinhua, que cita a China Swimming Association (CSA), apesar de nenhum ter competido nos Jogos Olímpicos ou no Mundial de Atletismo. A Xinhua refere ainda outros três atletas, sem detalhar nomes, que testaram positivo para o uso de hidroclorotiazida – um diurético que pode servir para mascarar outras substâncias dopantes – em Janeiro.

O anúncio, feito a poucas semanas do campeonato nacional da China, surge após o jornal britânico The Times ter revelado que cinco testes positivos antidoping terão sido ocultados. A Agência Mundial Antidoping disse, entretanto, que está a investigar Pequim e Moscovo por alegado encobrimento dos resultados.

Em declarações à Xinhua, o vice-director da agência antidoping da China nega que os resultados tenham sido ocultados e que todos os seis casos foram reportados. Zhao Jian argumentou que os três casos envolvendo o uso de hidroclorotiazida não foram tornados públicos porque “estão ainda sob investigação”, mas não explicou porque é que os casos de uso de clenbuterol foram mantidos em segredo até esta semana.

Clenbuterol, uma substância usada para queimar calorias e construir massa muscular, é por vezes utilizada ilegalmente por produtores de carne na China. Atletas chineses terão evitado no passado comer carne comercializada por temer acusar aquela substância.

Não é a primeira vez que as autoridades chinesas encarregadas da prática federada da natação adiam a revelação dos resultados de testes de uso de substâncias proibidas. Em 2014, avançaram que Sun Yang, campeão olímpico por duas vezes e detentor do recorde mundial dos 1500 metros livres, esteve banido por três meses antes de voltar à competição.

Nesse ano, Sun venceu três medalhas de ouro nos Jogos Asiáticos, mas o anúncio de que esteve suspenso, devido ao uso de trimetazidina, só foi feito após a competição.

Segundo o Código Mundial Antidoping, os testes positivos devem ser tornados públicos num prazo de 20 dias.

Sugerir correcção
Comentar