David Bowie: nova canção, novo vídeo, o regresso do extraterrestre da pop

Blackstar é o single do álbum que Bowie lançará em Janeiro, no dia em que completará 69 anos.

Foto
Jimmy King

Há uma nova canção de David Bowie. Na quinta-feira à noite o músico lançou Blackstar, um vídeo de 10 minutos do primeiro single do seu próximo disco, que será lançado no dia 8 de Janeiro, data em que o cantor britânico faz 69 anos. O anúncio foi feito no Facebook oficial do cantor. O álbum foi produzido pelo colaborador habitual, Tony Visconti.

O álbum, sucessor de The Next Day, que marcou o surpreendente regresso de David Bowie em 2013, está em pré-venda em vários formatos, incluindo CD, Vinil, digital, e uma versão especial limitada de vinil. O single foi disponibilizado em todas as plataformas de venda digital e de streaming

Nele, Bowie canta: “I’m not a film star, I’m not a pop star, I’m a blackstar” ("não sou uma estrela de cinema, não sou uma pop star, sou uma estrela negra"). E aparece com os olhos vendados, botões no lugar dos olhos, num cenário onde se conjugam ficção-científica, sugestões da literatura fantástica de Poe e Lovecraft e a ideia de um filme (imaginário) sobre rituais voodoo realizado por David Lynch.

A música, por sua vez, recoloca Bowie na vanguarda da pesquisa pop. Mais que isso. Ouve-se Blackstar e é como se Bowie, sob a influência do enigmático Scott Walker, tivesse agrupado os Radiohead de <i>Kid A</i> com os Van Der Graaf Generator, enquanto um saxofonista free-jazz e um coro gregoriano aguardam na penumbra o momento certo para se fazer ouvir. 

O vídeo da canção Blackstar foi realizado por Johan Renck, da série The Last Panthers e que também trabalhou em Breaking Bad e fez promos para a Madonna, os Suede e The Libertines. O realizador deu uma entrevista à NME onde conta que apesar de já não fazer vídeos há muito tempo, aceitou fazer este porque "quando Bowie nos pede, saltamos logo para o projecto" seja ele qual for. 

Sugerir correcção
Comentar