FIFA permite acesso ao e-mail de Jérôme Valcke

Revelação foi feita pelo Ministério Público da Suíça.

Foto
O antigo secretário-geral, Jérôme Valcke Ozan Kose/AFP

A FIFA informou as autoridades suíças que vai disponibilizar os correios electrónicos do secretário-geral, Jérôme Valcke, suspenso de funções, “se várias condições forem reunidas”, revelou nesta quinta-feira o Ministério Público da Suíça.

Segundo o Ministério Público, numa nota enviada à agência AFP, “a FIFA informou que permitiria o acesso às contas de e-mail de Jérôme Valcke se estiverem reunidas várias condições. Por isso, a procuradoria ainda não tem acesso às contas electrónicas do senhor Valcke”, explicou o gabinete da procuradoria, sem esclarecer mais pormenores sobre as condições apresentadas pela FIFA.

O esclarecimento surgiu pouco depois de a FIFA ter garantido que está determinada a colaborar com as autoridades na investigação sobre venda ilegal de bilhetes, que levou à suspensão do secretário-geral do organismo.

O organismo que rege o futebol mundial anunciou na quinta-feira a suspensão imediata de Valcke, alegando conduta imprópria e colocando-o sob investigação, depois de ter tomado “conhecimento de uma série de denúncias que envolviam o secretário-geral e solicitou uma investigação oficial ao Comité de Ética da FIFA”.

As acusações, negadas pelo dirigente, de 54 anos, foram feitas por um consultor de uma empresa que selou acordo com a FIFA para a venda de bilhetes para o Mundial2014, mas que viu o contrato ser cancelado.

O francês, que desde 2007 tem sido o braço direito do presidente, Joseph Blatter, alegadamente beneficiou de um acordo para vender bilhetes a preços inflacionados.

A FIFA está envolvida num grande escândalo de corrupção desde que foram detidos sete dos seus dirigentes a 27 de Maio, nas vésperas do congresso em Zurique, onde Blatter foi eleito para um quinto mandato, acabando por renunciar ao cargo e a marcar novas eleições para Fevereiro de 2016.

Sugerir correcção
Comentar