PSP do Porto detém sete pessoas e apreende três quilos de droga e 70 mil euros

Na sexta-feira, a polícia tinha já anunciado a detenção de outras oito pessoas por suspeitas de tráfico de droga.

Foto
PSP realizou operação em zonas sensíveis do Grande Porto, no domingo Fernando Veludo/NFactos

A PSP do Porto anunciou esta segunda-feira a detenção de sete homens suspeitos de traficar cocaína e heroína, depois de 28 buscas domiciliárias que resultaram na apreensão de três quilos de droga e 70 mil euros.

Em comunicado, o Comando Metropolitano da PSP do Porto esclarece que os homens, todos residentes nesta cidade, têm idades compreendidas entre os 25 e os 35 anos e que a operação foi desenvolvida no domingo, "essencialmente em zonas urbanas sensíveis", como os bairros Pinheiro Torres, Pasteleira Nova, Pasteleira Velha, Mouteira e Ramalde, no Porto, bem como em Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Maia.

A acção resultou ainda na apreensão de "três viaturas ligeiras e um motociclo de alta cilindrada, uma arma de 6,35 milímetros, uma soqueira e balanças digitais", para além de "diverso material para corte, preparação e acondicionamento de produto estupefaciente".

A PSP esclarece que esta operação desenvolvida no domingo é o resultado de uma investigação iniciada em 2014 e que, segundo dados divulgados na sexta-feira, já tinha levado à detenção de oito suspeitos de tráfico de droga. Hoje, a PSP revela que neste outro caso, "a três dos detidos foram aplicadas a medida de coação de prisão preventiva" e a outros três "a medida de obrigação de permanência na residência, sujeitos a vigilância eletrónica". Os restantes suspeitos ficaram obrigados a apresentações perante as autoridades.

De acordo com aquela força policial, estes oito suspeitos, que tinham na sua posse mais de dois quilos de estupefacientes e 24 mil euros, foram detidos numa operação que incluiu a realização de 22 buscas na Área Metropolitana do Porto, resultando na apreensão de mais de um quilo de cocaína (suficiente para 11.070 doses individuais), um quilo de heroína (11.885 doses) e haxixe para 126 doses. A polícia aprendeu ainda uma arma de fogo, 32 munições e uma embalagem de gás paralisante.

"A investigação, iniciada no ano passado, sob a direcção do Dispositivo de Segurança Pública do Porto", desencadeou uma operação policial de "grande envergadura" nas áreas do Porto, Vila Nova de Gaia, Maia e Rio Tinto, acrescentou a PSP no comunicado de sexta-feira. Os detidos são cinco homens e três mulheres com idades compreendidas entre os 24 e os 49 anos, acrescentou a PSP.

Sugerir correcção
Comentar