Farmácias receberam mais de dez mil produtos para dar a instituições

Portugueses doaram 10.550 fármacos e produtos de saúde que serão distribuidos por 77 organizações de solidariedade social.

Foto
Fernando Veludo/NFactos/Arquivo

Os portugueses doaram 10.550 fármacos e produtos de saúde na última Jornada de Recolha de Medicamentos, que decorreu no sábado.

A VII Jornada de Recolha de Medicamentos contou com a participação de 400 voluntários e abrangeu 132 farmácias em todo o país. Os medicamentos recolhidos, avaliados em cerca de 42.400 euros, vão ser distribuídos por 77 instituições particulares de solidariedade social, apoiando cerca de 79.758 pessoas carenciadas.

Os resultados foram conhecidos esta quinta-feira. Trata-se de uma iniciativa que pretende “aumentar a acessibilidade ao medicamento a populações desfavorecidas”, refere o Banco Farmacêutico, responsável pela organização da actividade solidária.

Na campanha não foram aceites fármacos vindos de casa e, assim, os produtos doados são “novos, seguros e de qualidade”. O Banco Farmacêutico adianta que existiu a preocupação de corresponder às necessidades das instituições solidárias envolvidas e que só os medicamentos não sujeitos a receita médica eram aceites, tal como material de penso e produtos para crianças.

Em 2015, mais dez farmácias juntaram-se às 122 que participaram no ano anterior. Agora, recolheram-se mais 500 fármacos, comparativamente com 2014. Além disso, nesta última iniciativa, o Norte passou também a receber os medicamentos que eram doados nas farmácias, algo que anteriormente só acontecia nas regiões Centro e Sul do país.

Luís Mendonça, presidente do Banco Farmacêutico, continua a querer que o projecto evolua e, no próximo ano, espera que ainda mais farmácias e instituições participem na iniciativa de recolha de medicamentos.

Segundo dados disponibilizados pelo Banco Farmacêutico, em Portugal, nos sete anos em que se realizou esta iniciativa, foram recolhidos mais de 50 mil medicamentos. Apesar do número de voluntários ter diminuído em relação ao ano passado, registou-se um crescimento que ronda os 190%, tanto em relação ao número de farmácias associadas, como de instituições apoiadas.

As Jornadas de Recolha de Medicamentos realizam-se todos os anos, no segundo sábado de Fevereiro também em Itália, desde 2000, e em Espanha, desde 2007. A iniciativa abrange cerca de 3500 farmácias, tendo beneficiado mais de 450 mil pessoas carenciadas desde que foi criada, em Milão, há 15 anos.

Sugerir correcção
Comentar