Champions Tour é com Bernhard Langer

Foto

O alemão Bernhard Langer é um jogador que dispensa apresentações. Foi (é) um dos melhores golfistas europeus de sempre, venceu duas vezes o Masters Tournament (1985 e 1993), somou 42 vitórias no European Tour e participou 10 vezes na Ryder Cup (incluindo em 2004, como capitão da vitoriosa equipa europeia).

Em 2007, quando fez 50 anos, decidiu dedicar-se ao Champions Tour e aqui começou uma nova e brilhante carreira. Com o triunfo no último fim-de-semana no major de seniores do Constellation Senior Players Championship, elevou para 21 o número de títulos no principal circuito mundial de veteranos e para mais de 14 milhões de dólares o pecúlio nele acumulado em prémios.

Mais há mais. Langer foi o nº1 na lista de prémios monetários em 2008, 2009, 2010, 2012, 2013 e… lidera a tabela relativa a 2014. O que aconteceu em 2011, para não aparecer no topo? Nesse ano, devido a uma lesão grave no polegar esquerdo, jogou apenas 14 torneios, terminando na 25ª posição do ranking, com apenas $678,769. Nas restantes temporadas amealhou sempre mais de 2 milhões em prémios.

“Eu poderia ter continuado no PGA Tour, mas cada ano que passa torna-se mais difícil para nós lidar com a distância, batemos cada vez mais curto e isso impossibilita-nos de competirmos com os mais jovens. O Champions Tour é um circuito ótimo, é muito divertido, jogamos com as grandes lendas do golfe e por isso não sinto falta do PGA Tour”, afirma o jogador.   

Se acrescentarmos as vitórias no Champions Tour às outras que Langer obteve anteriormente nos circuitos regulares, a soma atinge as 84. “Tive uma carreira melhor do que alguma vez sonhei ter, venci torneios por todo o mundo, mas sinto que ainda há coisas que quero alcançar”, admitiu o germânico, de 56 anos.

Podemos adivinhar o quê… Por exemplo, ele ambiciona certamente ganhar mais títulos em majors. Neste momento tem três (além do Senior Players Championship de domingo último, venceu o Senior Open Championship e o US Senior Open, em ambos os casos em 2010. O recordista de majors de seniores é Jack Nicklaus, com 8.

As 21 vitórias de Langer no Champions Tour dão-lhe o 8º lugar na lista dos mais prolíficos campeões, atrás de Hale Irwin (45), Lee Trevino (29), Gil Morgan (25), Miller Barber (24), Bob Charles (23), Don January (22) e Chi Chi Rodriguez (22). O alemão está também no top 10 dos que mais prémios ganharam, numa lista liderada por Hale Irwin ($26,751,036).

Apesar de, nos últimos anos, não haver ninguém que supere Langer no que diz respeito aos prémios monetários amealhados no Champions Tour, convém dizer que apenas uma vez, em 2010, ele conseguiu terminar o ano como nº1 da Charl Schwab Cup, o campeonato por pontos do Champions Tour. Foi segundo na tabela em 2012 e 2013.

Na vitória de domingo no Constellation Senior Players Championship, realizado no Fox Chapel Golf Club, em Pittsburgh, Pensilvânia, Langer bateu Jeff Sluman no segundo buraco do play-off. Na memória de todos os que assistiram ao torneio, no entanto, ficou aquele putt de 15 metros convertido no 17, providencial para forçar o desempate com Sluman. Histórico mais uma vez…

Veja mais em www.golftattoo.com . Todas as notícias, Crónicas, Rankings, Slideshows, Campos e outros

Sugerir correcção
Comentar