Volta a França de 2016 terá um "início monumental" no Monte Saint-Michel

As duas primeiras etapas do Tour foram desvendadas nesta terça-feira pela organização.

Foto
Lionel Bonaventure/AFP

O Monte Saint-Michel, a abadia medieval construída no noroeste francês, vai acolher a partida Volta França em bicicleta de 2016, com duas as duas primeiras etapas marcadas pelo vento marítimo e média montanha, anunciou nesta terça-feira a organização. "Um início monumental", exclamou o director da corrida, Christian Prudhomme, durante a apresentação da partida para o Tour2016, no segundo local mais visitado de França a seguir à Torre Eiffel.

Depois de dois inícios no estrangeiro, do norte de Inglaterra, em 2014, e na cidade holandesa de Utrecht, em 2015, a "Grande Boucle" vai voltar a começar em França e de um departamento do país de onde nunca partiu.

O arranque da 103.ª edição da corrida está marcado para 2 de Julho de 2016, num cenário com paisagens majestosas, às quais se vai associar o colorido do pelotão, numa acção de promoção turística e da qual, certamente, deverão ficar imagens memoráveis.

A Volta a França já passou pelo Monte Saint-Michel, em 2012, na sua centésima edição, quando este lugar histórico recebeu um contra-relógio individual, no qual o britânico Chris Froome (Sky) praticamente assegurou a sua vitória final. "Aquelas imagens permaneceram na nossa memória e devíamos regressar", referiu Prudhomme.

Em Julho de 2016, já devem estar concluídas as obras na estrada que une o monte ao continente, permitindo a submersão e devolvendo o seu carácter insular quando a maré está alta.

A primeira etapa da corrida vai contar com 188 quilómetros, desde o local de retiro dos monges medievais até Utah Beach, na localidade de Sainte-Marie-du-Mont, um dos cenários do desembarque na Normandia, em 6 de Junho de 1944. "Vai ser uma etapa claramente pensada para os sprinters", assinalou o director do Tour.

Diferente vai ser o percurso da segunda tirada da corrida, na qual os organizadores propõem um primeiro contacto com a média montanha e uma chegada em alto, no topo do La Glacerie, com três quilómetros de subida, com troços que chegam a ter 14% de desnível.

No total, vão ser 182 quilómetros entre Saint Lô e Cherbourg-Octeville com passagem por zonas escarpadas e pelo litoral marítimo, que podem apoquentar a tranquilidade do pelotão. "O final é muito escarpado, é uma etapa para os aventureiros, mas os candidatos à classificação geral vão ser obrigados a mostrar as suas cartas", salientou Prudhomme, assumindo ambicionar uma corrida "equilibrada e na qual todos os corredores tenham terreno para mostrar os seus talentos".

Sobre a terceira etapa da Volta a França de 2016, a organização desvendou apenas que vai começar em Granville e vai terminar no departamento da Mancha. Tanto o local do final desta tirada, como o restante percurso da corrida, só vão ser divulgados na apresentação oficial, agendada para 20 de Outubro de 2015.

Sugerir correcção
Comentar