José Mourinho fora da corrida ao prémio de melhor técnico de 2014

Ancelotti, Löw e Simeone disputam título de treinador do ano

Foto
Ancelotti, Simeone e Löw são os finalistas do prémio de melhor treinador de 2014 AFP

Sem surpresas, a lista de dez treinadores candidatos ao prémio de melhor do ano ficou reduzida aos três nomes previsíveis: Carlo Ancelotti, o homem que deu ao Real Madrid o tão ansiado décimo título na Liga dos Campeões; Joachim Löw, o timoneiro da máquina alemã que arrebatou o Mundial 2014; e Diego Simeone, o inspirador do feito histórico alcançado pelo Atlético de Madrid ao conquistar o título de campeão espanhol. Os três são estreantes na condição de finalistas do prémio instituído pela FIFA em 2010, embora Ancelotti e Löw já tivessem visto o seu nome entre os dez candidatos. No caso do italiano isso aconteceu em 2013 (recolheu 3,48% dos votos), e no do alemão em 2012 e 2011 (1,15% e 4,40%, respectivamente).

José Mourinho, que estava entre os dez candidatos, não chegou ao lote de finalistas pelo segundo ano consecutivo. O técnico português do Chelsea, vencedor do galardão em 2010, tinha sido finalista em 2011 (quando foi o terceiro mais votado) e 2012 (segundo). Em 2013 ficou-se pela quinta posição (7,39% dos votos) e na eleição relativa a 2014 voltou a falhar a entrada no lote dos três mais votados.

A FIFA anunciou também os finalistas dos prémios relativos ao futebol feminino. As candidatas à Bola de Ouro são a alemã Nadine Kessler, a brasileira Marta (vencedora de cinco edições consecutivas, entre 2006 e 2010) e a norte-americana Abby Wambach, distinguida em 2012. Para o prémio de melhor treinador no futebol feminino estão nomeados Ralf Kellermann (técnico do Wolfsburgo e segundo mais votado em 2013), Maren Meinert (seleccionadora alemã dos escalões sub-19 e sub-20 e segunda na votação de 2010) e o japonês Norio Sasaki, líder da selecção feminina e vencedor do prémio de melhor treinador do ano em 2011.

Pepe e Cristiano Ronaldo são os únicos portugueses candidatos a integrar o “onze” mundial de 2014. E o melhor golo do ano, distinguido com o prémio Puskas, será escolhido de um lote composto por aqueles que foram marcados pela irlandesa Stephanie Roche (num jogo da liga irlandesa de futebol feminino), pelo colombiano James Rodríguez (golo no Mundial, frente ao Uruguai) e pelo holandês Robin van Persie (também no Mundial, marcado contra a Espanha).

Sugerir correcção
Comentar