Linha de Saúde 24 já recebeu centenas de chamadas

Mais de 200 pessoas já ligaram com dúvidas sobre a bactéria legionella para os especialistas em Saúde Pública

Foto
Parte dos trabalhadores que integraram esta disputa não tinha na linha Saúde 24 a sua única fonte de rendimento DANIEL ROCHA

Até ao início da tarde deste domingo, a Linha de Saúde 24 já tinha recebido mais de 200 pedidos de informação de sobre a legionella. Segundo explicou ao PÚBLICO, o coordenador da linha de saúde na Direcção Geral de Saúde, Sérgio Gomes, “as pessoas querem saber se podem tomar banho, se podem beber água, cozinha com água da torneira” e as chamadas chegam sobretudo da zona afectada pelo surto em Vila Franca de Xira. “A maioria das chamadas são de Vila Franca de Xira mas ainda hoje recebemos uma de Guimarães com um senhor a perguntar se podia ir à piscina”, admite Sérgio Gomes.

Sérgio Gomes adiantou ainda que a equipa de profissionais de saúde pública que está a atender estes pedidos de informação foi reforçada este fim-de-semana, existindo neste momento seis pessoas a atender as chamadas. “Todas as dúvidas terão resposta. Por vezes, recebemos várias chamadas na mesma altura e só ficamos com a identificação da pessoa para devolvermos a chamada, mais tarde”. As informações, lembra o coordenador deste serviço, são prestadas gratuitamente.

O aumento de procura de informações junto da equipa de saúde pública da Linha de Saúde 24 (808 242424) começou logo na sexta-feira. Na sexta e no sábado registámos cerca de 130 chamadas”. Este domingo, as chamadas aumentaram. O Hospital de Vila Franca Xira começou na sexta-feira a receber doentes contaminados com a bactéria legionella. O surto já provocou quatro mortes e soma já 180 pessoas infectadas. O ministro da Saúde, Paulo Macedo, disse no sábado que foi accionado um plano de contingência para lidar com o surto de legionella, enquanto o director- geral da Saúde já havia admitido que o surto verificado "é um problema que não é habitual" dada "a magnitude e gravidade".

A bactéria legionella é responsável pela Doença dos Legionários, uma pneumonia grave, cuja infecção se transmite por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água. 

Sugerir correcção
Comentar