Temperaturas vão subir dois a três graus por dia a partir de sábado

Para a próxima semana estão previstas em algumas regiões do país temperaturas da ordem dos 30 graus.

Foto
A chuva vai dar lugar ao sol na maior parte do país Carlos Lopes

As temperaturas máximas vão subir a partir de sábado dois a três graus Celsius por dia, ao mesmo tempo que deixa de haver chuva e vento forte, adiantou Cristina Simões, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

"As temperaturas vão subir nos próximos dias. Prevê-se uma subida da temperatura máxima a partir de sábado e sem precipitação. Podem subir dois a três graus por dia, o que faz com que no início da semana já se note o tempo mais quente", adiantou Cristina Simões à Lusa.

Segundo a meteorologista, para esta sexta-feira e sábado ainda se prevêem períodos de chuva nas regiões do norte e centro, sendo mais intenso no litoral. "Ainda vamos ter chuva, mas não muito intensa e no sul já não está prevista precipitação. Depois, gradualmente as temperaturas vão subindo", disse, acrescentando que as temperaturas mínimas manter-se-ão na ordem dos 20 graus.

Cristina Simões adiantou ainda que os avisos amarelos emitido para o continente por causa do vento e da agitação marítima, vão desaparecer até ao início da tarde. "Assim, no fim-de-semana vamos ter uma acalmia do estado do tempo no que diz respeito à chuva e ao vento, passando depois para tempo quente, salientou. A meteorologista disse ainda que para o início da semana estão previstas em algumas regiões do país temperaturas da ordem dos 30 graus.

Apesar disso, nesta sexta-feira o mau tempo ainda está a obrigar a que oito barras marítimas estejam encerradas à navegação nesta sexta-feira e que outras duas estejam condicionadas devido ao estado do mar, prevendo-se ondas que podem atingir os 4,5 metros, segundo informação disponível no site Marinha.

De acordo com a Marinha, as barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Figueira da Foz e São Martinho do Porto estão encerradas a toda a navegação devido à forte agitação marítima. A Marinha informa também que a barra marítima de Viana do Castelo está encerrada a embarcações de comprimento inferior a 30 metros e a de Aveiro às de comprimento inferior a 15 metros.

Por causa da agitação marítima, o IPMA colocou sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, prevendo-se ondas com 4 a 4,5 metros.

Estes dez distritos estão sob aviso amarelo desde as 2h00 e até às 9h00 desta sexta-feira. O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que há risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica. com Lusa

Sugerir correcção
Comentar