Ana Cabecinha faz o seu melhor em Europeus e termina em sexto 20kms marcha

Edi Maia e Diogo Ferreira apuram-se para a final do salto com vara.

Foto
Ana Cabecinha, aqui à direita, obteve o seu melhor resultado em Europeus de atletismo nos 20kms marcha, terminando em sexto MARK RALSTON/AFP

A recordista nacional terminou com o tempo de 1h28m40s, mais 44 segundos do que a vencedora, enquanto Inês Henriques, a outra portuguesa em prova, chegou na 13.ª posição, com 1h31m32s, depois de ter começado a perder o contacto com as primeiras a meio da prova.

Ana Cabecinha integrou o grupo da frente, composto por oito atletas, até aos 16kms, mas o conjunto desfez-se pouco depois, quando Alembekova acelerou o ritmo e partiu em definitivo para a medalha de ouro. A ucraniana Lyudmila Olyanovska e a checa Enezka Drahotova ficaram com a prata e o bronze, chegando a 11 e 12 segundos da russa, respectivamente.

A atleta do Pechão, de 30 anos, que esta época já fez 1h27m49s - quinto tempo entre as inscritas -, não conseguiu acompanhar o andamento da luta pelo pódio, mas fez o seu melhor resultado em Europeus, superando o oitavo lugar alcançado em 2010.

Outro bom resultado foi obtido por Edi Maia e Diogo Ferreira, que se qualificaram para a final do salto com vara, ao passarem ambos a fasquia a 5,50 metros.

Edi Maia, recordista nacional (5,70m), saltou 5,30m e 5,40m ao segundo ensaio e assegurou a qualificação com 5,50m somente ao terceiro, enquanto Diogo Ferreira, passou 5,30m à terceira tentativa, 5,40m à primeira e precisou de dois saltos para fazer 5,50m.

Tal como os portugueses, nenhum dos concorrentes experimentou a marca de qualificação directa, os 5,65m. Os melhores da qualificação foram o francês Renaud Lavillenie, campeão europeu e olímpico e recordista mundial, e o checo Jan Kudlicka, único a saltar 5,60m.

A final do salto com vara, com 14 atletas, tem início marcado para as 14h03 de sábado (hora de Lisboa).

A sessão matinal ficou marcada pela eliminação de Carla Tavares nos 200 metros. A atleta do Sporting foi quinta da sua série, com 23,90 segundos, depois de ter chegado aos Europeus a "valer" 23,48, marca que lhe valia a repescagem para a final. Também David Lima se ficou pelas qualificações dos 200 metros, terminando em sexto a sua série com 21,25s.

À tarde, Vera Barbosa disputa as meias-finais dos 400 m barreira e Nelson Évora tenta as medalhas na final do triplo salto.

Sugerir correcção
Comentar