Esposende já hasteou bandeiras azuis depois de reparados estragos da intempérie

Foto
As praias portuguesas com bandeira azul Mário Alberto Carneiro

As quatro praias de Esposende contempladas com bandeira azul já hastearam aquele galardão, depois de reparados os estragos que as intempéries do último inverno provocaram em algumas delas, em especial na de Ofir, informou nesta sexta-feira o município.

As outras praias com bandeira azul são as de Suave Mar, Cepães (Marinhas) e Apúlia.

“Após um inverno de severas intempéries, que provocaram danos em inúmeras praias do concelho e o emagrecimento das suas zonas de areal, designadamente na praia de Ofir, verifica-se que num tempo record foi possível promover as necessárias intervenções visando permitir aos utilizadores das praias o seu usufruto em condições de segurança e qualidade”, refere o município, em comunicado.

As praias de Apúlia e Cepães também foram contempladas com o galardão de Praia Acessível, por estarem dotadas de infraestruturas necessárias para pessoas com mobilidade condicionada e possuírem equipamentos que lhes permitem usufruir de banhos de mar em condições adequadas.

Paralelamente, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza distinguiu cinco praias em Esposende - Apúlia, Ofir, Cepães, Ramalha e Rio de Moinhos – como tendo água de Qualidade de Ouro.

O objectivo da Quercus é premiar as praias que, ao longo dos últimos cinco anos, apresentam sistematicamente boa qualidade ou qualidade excelente, tendo em conta a classificação da legislação em vigor.

Para além destes aspectos, o comunicado salienta ainda que a Câmara promove a vigilância e o salvamento marítimo em zonas que apresentam um uso intensivo, apesar de não disporem de nadadores-salvadores por força de não estarem associadas a nenhuma concessão de praia.

“Não obstante não constituir sua responsabilidade, a autarquia disponibiliza este recurso nas praias

 

Sugerir correcção
Comentar