Os 40 anos da Revolução de Abril na Festa do “Avante!”

Até ao dia 4 de Setembro a entrada permanente (EP) estará à venda por 21 euros, menos 11 do que se for comprada no dia da festa.

Foto
Daniel Rocha

A Festa do “Avante!” comemora a sua 38ª edição no ano em que se celebram os 40 anos da Revolução de Abril. Este ano a festa assume “nas várias vertentes do seu programa e celebração da Revolução de Abril, acontecimento maior da história do nosso país, valorizando o seu significado, as suas conquistas e os seus valores”, referiu Alexandre Araújo, membro do Comité Central do PCP.

O PCP divulgou esta quinta-feira, em conferência de imprensa, alguns dos artistas que já estão seleccionados para a festa que irá decorrer nos dias 5, 6 e 7 de Setembro na Quinta da Atalaia, no Seixal. Entre eles estão obras de Chopin, Beethoven, Schumann e Mozart, interpretadas pela Sinfonietta de Lisboa, assegura Alexandre Araújo.

Tornada possível com o 25 de Abril, a Festa do “Avante!” consegue albergar, do seu vasto programa político-cultural e no mesmo espaço, concertos que vão da música clássica até ao metal rock. No âmbito político haverá, como sempre, vários debates e discursos com a participação do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa.

“De ano para ano crescem o número de propostas que recebemos por parte dos artistas. Não existe mais nenhum festival que chegue às quase 600 propostas”, defende o organizador do programa Ruben de Carvalho.

Além da música, a edição deste ano volta a incluir teatro com a presença de “A Barraca” que apresenta quatro peças – “menino da sua avó”, “as aventuras maravilhosas de Salta Pocinhas”, “hoje é o dia… excertos das vida de um esfomeado” e “Fernão – Mendes?”.

O 40º aniversário da Revolução do 25 de Abril também será relembrado com cinema. Posto isto, o Espaço Central da Festa do “Avante!” irá ser preenchido com exibições do documentário experimental de Edgar Pera “25 de Abril, uma aventura na Democracia”, “outro país” de Sérgio Trefaut, “a lei da Terra” da Cooperativa Grupo Zero, “A fuga” de Luis Filipe Rocha e “Até amanhã camaradas” de Joaquim Leitão, baseado na obra de Manuel Tiago.

Como não podia deixar de ser, “também as propostas do PCP serão debatidas: a necessidade de concretização de uma política patriótica e de esquerda que dê resposta aos problemas do país e os seus eixos centrais como a renegociação da dívida, a promoção da produção nacional; a recuperação pelo Estado do controle de empresas e sectores estratégicos, a defesa do regime democrático e da constituição da República, os direitos dos trabalhadores, a defesa dos serviços públicos e das funções sociais do estado”, afirma Alexandre Araújo.

Também o desporto fará parte da Festa com mais de 35 modalidades praticadas por milhares de atletas. Durante os três dias haverá torneios de voleibol, futsal, boxe, entre outros. Também será dada especial atenção aos desportos adaptados como a boccia, a dança adaptada e o golbol.

Em resposta aos jornalistas, Ruben de Carvalho assegura que no princípio do mês de Agosto “o programa da Festa do “Avante!” estará completo e à disponibilidade de qualquer um”.
 

   





Sugerir correcção
Comentar