Cinco militares feridos por explosão de granada num exercício em Santa Margarida

Quatro soldados e um sargento foram atingidos quando estavam entre colegas que disparavam e o objectivo do fogo real.

Foto
O acidente deu-se pelas 14h30 na Escola de Tropas Pára-quedistas de Tancos David Clifford

Cinco militares ficaram na manhã desta quinta-feira feridos após serem atingidos pela explosão de uma granada durante um exercício de fogo real de artilharia no Campo Militar de Santa Margarida, em Santarém, adiantou ao PÚBLICO o porta-voz do exército tenente-coronel Jorge Pedro. O “acidente” com o “engenho explosivo” terá ocorrido pelas 11h45, segundo o Centro Distrital de Operações de Socorro de Santarém, citado pela agência Lusa.

Um dos militares ficou em estado muito grave. Mas foi entretanto submetido a uma intervenção cirúrgica de urgência. Ao final do dia, e já depois de três horas de operação, na unidade hospitalar de Abrantes, encontrava-se em estado clínico estável. "A sua situação clínica é estável, mas ainda inspira cuidados, não estando descartada a possibilidade de realizar, em tempo oportuno, nova intervenção cirúrgica", referiu à Lusa o porta-voz do Exército.

Outros dois militares ficaram com ferimentos ligeiros e foram de imediato assistidos na enfermaria do campo militar e no Centro de Saúde de Tancos. Em causa, estão soldados e um sargento. Os três feridos graves foram encaminhados para o Hospital de Abrantes. O Exército não consegue para já pormenorizar a extensão dos ferimentos já que “os militares foram atingidos por vários estilhaços”, disse o tenente-coronel.

“Os militares estavam entre a base de fogo, na qual estavam outros militares a realizar tiro, e a base do objectivo. Ainda não foram apuradas as causas. O exercício foi interrompido de imediato e foi já aberto um processo de averiguação”, disse o tenente-coronel adiantando que o exercício “Eficácia 14” foi retomado pelas 16h00. Os familiares dos feridos já foram contactados pelo exército.

O exercício é do “tipo brigada” e, por isso, de grande dimensão, apontou o responsável que destacou ainda que estão envolvidas várias especialidades nomeadamente a artilharia e a infantaria. Nele participam ainda diversos veículos blindados.

No local do acidente, estiveram ainda os Bombeiros Voluntários de Constância, com quatro homens e duas viaturas, e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Médio Tejo. Com Lusa

Notícia actualizada às 23h15 com dados sobre estado de saúde do ferido mais grave

Sugerir correcção
Comentar