Luis Enrique confirmado como treinador do Barcelona

Contrato válido por duas temporadas.

Foto
Luis Enrique regressa a Barcelona Gustau Nacarino/Reuters

Rei morto, rei posto: o lugar deixado vago por Gerardo “Tata” Martino será de Luis Enrique durante as próximas duas temporadas. O Barcelona oficializou nesta segunda-feira a contratação do até agora treinador do Celta de Vigo, que representou o emblema catalão durante oito anos, tendo também orientado a equipa B do Barcelona durante três épocas.

Aos 44 anos, Luis Enrique regressa a uma casa que conhece bem – a apresentação está marcada para quarta-feira. O asturiano chegou a Barcelona em 1996, procedente do Real Madrid, e foi lá que terminou a carreira em 2003-04. Com a camisola blaugrana conquistou dois campeonatos, duas Taças do Rei, uma Supertaça e uma Supertaça europeia. Disputou um total de 300 partidas, tendo marcado 109 golos.

Luis Enrique regressou em 2008-09, para assumir o comando técnico do Barcelona B, sucedendo a Pep Guardiola, que tinha sido eleito treinador da formação principal. Permaneceu três anos na equipa secundária do Barça, antes de rumar a Itália para orientar a Roma. A experiência não foi completamente bem-sucedida (sétimo classificado na Serie A) e durou apenas um ano.

Na temporada que agora terminou, Luis Enrique foi treinador do Celta de Vigo, tendo conduzido os galegos ao nono lugar na Liga espanhola.

Agora regressa a Barcelona para orientar Messi, Neymar e companhia. O trabalho de Luis Enrique não será fácil, depois de uma temporada desapontante dos catalães: desperdiçaram a oportunidade de serem campeões na última jornada, deixando o título fugir para o Atlético de Madrid – por quem já tinham sido eliminados nos quartos-de-final da Liga dos Campeões.

Messi renovou, ter Stegen contratado
Para além da contratação de Luis Enrique, o Barcelona tem estado bastante activo nesta segunda-feira: Lionel Messi renovou o compromisso que o liga ao clube, tendo assinado um contrato “revisto e actualizado”, pode ler-se no site oficial do Barça.

Mas não é a única novidade: o Barcelona também oficializou a contratação de Marc-André ter Stegen, jovem guarda-redes alemão que alinhava no Borussia Mönchengladbach. Os blaugrana também anunciaram o regresso, após empréstimo, de Rafinha (Celta de Vigo) e Gerard Deulofeu (Everton). Por último, foi comunicado ao guarda-redes Pinto que o seu contrato não será renovado.

Sugerir correcção
Comentar