Neve fecha escolas e estradas no centro e norte do país

Guarda, Montalegre, Bragança e Viseu entre as zonas afectadas pela queda de neve.

Foto
Na zona dos Piornos, na Covilhã, os termómetros marcavam esta manhã dois graus negativos Adriano Miranda

A neve fechou todos os acessos ao ponto mais alto da Serra da Estrela e obrigou ao corte de estradas e ao encerramento de escolas nos concelhos da Guarda e de Montalegre, na manhã desta segunda-feira. No distrito de Viseu também há vias em que a circulação teve de ser proibida ou limitada, mas as crianças estão a ter aulas, informou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) local.

Na cidade da Guarda, que acordou coberta de neve, a Câmara Municipal está a apelar aos habitantes para que apenas saiam de casa em situações “de manifesta necessidade”, indica a Lusa. Mesmo nesses casos, acrescentou o vereador Sérgio Costa, responsável pelo pelouro da protecção civil municipal, devem utilizar preferencialmente a Via de Cintura Externa da Guarda, o “corredor” onde estão a ser centrados “todos os esforços” com vista à limpeza. <_o3a_p>

"Conduzir com este nevão é muito perigoso, principalmente para quem não tem correntes de neve ou veículos todo-o-terreno", alertou o autarca, que adiantou que "algumas ruas no centro da cidade”, “com maior inclinação, foram já cortadas ao trânsito”.<_o3a_p>

Segundo o vereador, os meios que existem estão a revelar-se insuficientes. “Os corredores são limpos e logo no imediato a neve trata de os sujar", referiu, indicando que a Estradas de Portugal também está a dar "algum apoio" na limpeza das vias do concelho.<_o3a_p>

Por razões de segurança, a autarquia decidiu proceder ao corte do troço do Itinerário Principal n.º5 (IP5), da estrada Nacional 16 (Guarda Celorico da Beira) até à localidade de Chãos e da a Estrada Nacional 18 (Guarda Covilhã) até Benespera. A circulação rodoviária está a ser efectuada pelas auto-estradas A25 (Aveiro Vilar Formoso) e A23 (Guarda/Torres Novas), mas nesta última "circula-se apenas na faixa da direita, nos dois sentidos", indicou o CDOS, que não tem conhecimento de condicionamentos na auto-estrada A25 (Aveiro/Vilar Formoso).

Ligação às aldeias difícil em Montalegre, Bragança e Alfândega da Fé
Em Montalegre as estradas principais ainda estão transitáveis, mas a queda de neve e a previsão de que as condições de circulação venham a piorar levou igualmente à suspensão das aulas.

Em declarações à Lusa, o comandante dos bombeiros locais, David Teixeira, indicou que os veículos limpa-neve estão no terreno desde as 5h e que entretanto foi pedido o serviço de particulares para limpar com tractores e máquinas as ligações às localidades. Segundo explicou, o maior problema é “a ligação às aldeias do concelho, onde a circulação está muito condicionada". Em Pitões das Júnias e Tourém, a 1264 metros de altitude, concretizou, só circulam viaturas com tracção total ou equipadas com correntes de neve.

Nalgumas aldeias de Bragança e de Alfandega da Fé (Bornes e Montesinho, respectivamente), a neve também impediu o transporte escolar dos alunos, apesar de as escolas estarem a funcionar.

No distrito de Viseu, as aulas não chegaram a ser suspensas, mas há vários concelhos afectados pela neve, como os de Tabuaço, Armamar, Lamego, Castro Daire, Tondela (na Serra do Caramulo), Vila Nova de Paiva e Penedono. Segundo fonte da GNR, a circulação foi cortada em duas estradas e num troço da auto-estrada. Na Estrada Nacional 321, entre Castro Daire e Cinfães, o trânsito foi proibido cerca das 6h30, e na EN 2, na zona de Bigorne (Lamego) às 9h15. À mesma hora, foi encerrado um troço da auto-estrada A 24, também na zona de Bigorne. 

Fonte do Centro de Limpeza de Neve dos Piornos, na Serra da Estrela, indicou à Lusa que naquela zona estão encerrados os troços Piornos/Torre/ Lagoa Comprida, Covilhã/Piornos, Lagoa Comprida/Seia, Manteigas/Piornos e Manteigas/Penhas Douradas/Gouveia Seia. Não se prevê que qualquer destes troços venham a ser abertos nas próximas horas.

Para esta segunda-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê queda de neve acima de 800/1000 metros, diminuindo a cota para 600/800 metros a partir da manhã.

 <_o3a_p>

 

Sugerir correcção
Comentar