Portugal com um lugar no Mundial 2014 e o escândalo dos resultados combinados

O balanço de 2013 no futebol internacional.

A boa notícia Apuramento de Portugal


Depois de uma fase de qualificação relativamente decepcionante, com uma derrota (Rússia) e três empates (Israel, Irlanda do Norte e novamente Israel), Portugal emergiu com classe frente à Suécia, na derradeira eliminatória de apuramento para o Mundial de 2014. As dúvidas sobre as capacidades da selecção de Paulo Bento transformaram-se num optimismo contagiante face à grande exibição de Cristiano Ronaldo no confronto com Zlatan Ibrahimovic. Quatro golos da estrela do Real Madrid resolveram o play-off e deixaram água na boca para o que poderá o madeirense oferecer aos adeptos portugueses no Brasil. Alemanha, EUA e Gana são os grandes obstáculos até aos oitavos-de-final, mas a selecção nacional chega moralizada à prova, onde contará com o apoio de milhares de emigrantes.

A má notícia Batota no futebol


Em Fevereiro de 2013, a Europol chocou o mundo do futebol com o anúncio do desmantelamento de uma rede internacional suspeita de ter combinado resultados de 380 jogos, alvo de apostas ilegais. Para além de partidas referentes aos campeonatos turco, alemão e suíço, terão sido também concertados alguns resultados da Liga dos Campeões e até da fase de qualificação para o Mundial de 2014, no Brasil. A rede envolvia cerca de 425 pessoas espalhadas por 15 países e incluía árbitros, jogadores e dirigentes. A investigação do organismo europeu de polícia poderá ter levantado só uma ponta do véu, já que nos meses seguintes foram igualmente apontadas suspeitas de resultados combinados em três jogos do campeonato espanhol e nos escalões secundários de Inglaterra, onde foram detidos seis elementos, incluindo jogadores.

A Figura Alex Ferguson


Vinte e sete anos a treinar uma equipa é um fenómeno excêntrico no futebol. A não ser que se trate de sir Alex Ferguson e tenha acumulado 13 títulos, nove taças e dez supertaças em Inglaterra, duas Ligas dos Campeões, uma Taça das Taças, uma Supertaça europeia e uma taça do mundo de clubes. Neste caso, o fim de uma era trouxe consigo uma sensação de orfandade, como o comprovará, por estes dias, qualquer adepto do Manchester United. Mais cedo ou mais tarde era inevitável, mas chegou a parecer que o veterano escocês era mesmo eterno. Até que a 8 de Maio, aos 71 anos, anunciou o que ninguém queria ouvir: “A decisão de me retirar foi algo em que pensei durante muito tempo e não a tomei de ânimo leve. É a altura certa.” Seria? O presente dos red devils deixa muitas dúvidas, com a equipa bem longe dos lugares cimeiros da classificação.Apesar de tudo, Ferguson teve tempo para preparar uma transição tranquila no banco do United. A sua escolha recaiu no compatriota David Moyes, mas o ex-treinador do Everton ainda está longe de convencer. A herança também não ajuda.Em sua defesa pode alegar que a carreira de Ferguson no Manchester também teve um início acidentado. Assumiu a equipa em 1986, mas só festejaria o primeiro título, uma Taça de Inglaterra, quatro anos depois, a tempo de evitar uma saída pela porta pequena de Old Trafford. Depois, os êxitos foram surgindo em catadupa, transportando o United para o mais alto patamar do futebol mundial. “Pode-se sempre substituir jogadores por outros jogadores de alto nível, mas é muito difícil substituir um técnico que treinou uma equipa com sucesso durante mais de 25 anos”, vaticinou o médio galês Ryan Giggs, na altura da despedida, após 24 anos de convivência em comum no United.

A seguir em 2014

23 de Fevereiro
Sorteio para a qualificação do Euro 2016, que será disputado em França. Pela primeira vez na história da prova serão apuradas 24 selecções para a fase final.
 
14 de Maio
Final da Liga Europa, no Estádio dos Alpes (Juventus), em Itália. FC Porto e Benfica estão na corrida para erguer o segundo troféu mais importante das competições de clubes da UEFA.

24 de Maio
Como aperitivo para o Mundial e a encerrar a temporada futebolística de clubes, o Estádio da Luz será o palco para a Liga dos Campeões de 2013-14. Garantido é que não haverá participantes portugueses. Esta será a segunda vez que a final da principal prova da UEFA será disputada em Lisboa, depois de, em 1967, Celtic e Inter de Milão terem jogado a partida decisiva no Estádio Nacional, no Jamor, com o triunfo a sorrir aos escoceses.

12 de Junho

Brasil e Croácia abrem oficialmente o Mundial de 2014, no Estádio Arena de São Paulo. Durante um mês todas as atenções estarão centradas no maior evento futebolístico global. Portugal estreia-se no dia 16 de Junho, frente à Alemanha, no Estádio Arena Fonte Nova, em Salvador. A 22 de Junho, a selecção nacional desloca--se a Manaus, para defrontar os EUA, antes de fechar as contas do Grupo G, com o Gana, quatro dias depois (26), no Estádio Nacional, em Brasília.
 

Notícia corrigida dia 29, às 16h05, rectificando a nacionalidade da equipa vencedora da Taça dos Clubes Campeões europeus disputada no Estádio Nacional, no Jamor, em 1967.
 
 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar