Bosch e Universidade do Minho querem 35 engenheiros e 59 bolseiros

Parceria entre multinacional e instituição de Braga visa novas soluções para a indústria automóvel.

A Bosch Car Multimedia Portugal frisa que a referida parceria "tem como objectivo a investigação e desenvolvimento (I&D) de soluções multimédia avançadas para a indústria automóvel e potenciar a cultura de inovação exportada pelo grupo a partir de Portugal para todo o mundo".

Considerado pelo Governo português como sendo de interesse estratégico nacional, o projecto em causa será financiado através do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).

"A Bosch tem investido no desenvolvimento e produção de tecnologia e soluções inovadoras em Portugal,l porque acredita nas potencialidades do país. Portugal é uma localização importante para as operações da Bosch a nível global e este projecto conjunto com a Universidade do Minho vem corroborar esta importância. As instalações da Bosch em Braga são altamente competitivas em termos de qualidade e produtividade na Europa", explica Sven Ost, administrador técnico da Bosch em Braga.

Do lado da Universidade do Minho, o reitor António Cunha destaca que "este é um dos maiores e mais ambiciosos projectos de investigação e desenvolvimento tecnológico realizados em Portugal".

Segundo António Cunha, o objectivo é o "desenvolvimento de produtos e soluções que abrirão novas perspectivas à mobilidade automóvel, revolucionando a relação entre o condutor, passageiros e veículo".

O projecto "traz ainda a necessidade de reforçar as capacidades das instituições envolvidas para garantir o sucesso desta parceria estratégica" pelo que "a Bosch e a Universidade do Minho vão dar início ao recrutamento de 35 engenheiros e 59 bolseiros".

A empresa diz ainda que no âmbito do investimento em inovação e tecnologia em Portugal, no último ano, o grupo "investiu fortemente na modernização das suas infra-estruturas de produção e I&D, não só para levar a cabo os projectos supramencionados, mas também para receber novos projectos de tecnologia de ponta, nomeadamente na área de multimédia automóvel".

Para o administrador comercial da marca em Braga, este investimento, de 19 milhões de euros até 2015, tem ainda uma outra função. "Damos uma resposta altamente competitiva às necessidades actuais e futuras do mercado e dos consumidores em todo o mundo", acrescentou Johannes Sommerhäuser.