Área com estacionamento pago em Braga volta a diminuir na próxima semana

Câmara notifica empresa privada para retirar equipamentos dos locais onde o pagamento do estacionamento foi revogado.

Foto
O estacionamento será agora mais fácil de controlar e pagar Hugo Delgado/Arquivo

O ofício enviado pela Câmara de Braga à ESSE – Estacionamento à Superfície e Subterrâneo, S.A – que faz parte do grupo Britalar, detido por António Salvador – tem data de 29 de Novembro e um prazo de dez dias para ser cumprido, pelo que a empresa tem até à próxima segunda-feira para proceder à retirada dos parquímetros nas mais de duas dezenas ruas onde o estacionamento deixou de ser pago.

O alargamento da área concessionada de estacionamento foi decidido pelo anterior executivo liderado por Mesquita Machado. Inicialmente, chegou a ser aventada a hipótese de atingir 88 artérias da cidade, mas a decisão final da câmara, tomada no início do ano, fixou em 55 locais a área de estacionamento pago – mais 27 do que até então acontecia.

A medida levantou polémica na cidade, levando à convocação de manifestações e petições de protesto, o que não foi suficiente para demover a maioria socialista. Os parquímetros foram depois um dos temas da última campanha eleitoral autárquica, com várias forças políticas exigindo a sua retirada, uma posição que apenas não era partilhada pelo PS.

Logo na primeira reunião do mandato, o novo presidente de Câmara, Ricardo Rio, eleito pela coligação PSD-CDS, fez aprovar a revogação do alargamento da área de parquímetros concessionada à empresa privada. A decisão é de 28 de Outubro e foi comunicada à ESSE, dizendo-lhe que devia “adequar a sua actuação”. Mais de um mês de depois, a autarquia verifica que a firma “não deu cumprimento a este ofício”, o que motivou este ultimato, tornado público esta terça-feira, em comunicado.

Entretanto, os serviços municipais iniciaram a retirada da sinalização vertical informativa de zona de estacionamento pago em todas as ruas suprimidas pela deliberação do mês passado. Em várias desses locais, os parquímetros foram também cobertos com plásticos negros ou fitas de sinalização da Polícia Municipal, anunciando aos automobilistas o fim da obrigatoriedade do pagamento nessas artérias.

Sugerir correcção
Comentar