João Silva é de novo terceiro e mantém liderarança do Mundial de triatlo

Em Yokohama, no Japão, o triatleta português foi apenas superado por dois medalhados olímpicos.

Foto

O português João Silva continua a comandar o campeonato do mundo de triatlo, depois de ter alcançado este sábado mais um terceiro lugar, desta vez em Yokohama, no Japão, onde repetiu os desempenhos de Auckland e San Diego.

Na terceira etapa do circuito, o atleta do Benfica alcançou o seu terceiro bronze, ficando apenas atrás de dois dos medalhados dos Jogos Olímpicos Londres 2012, o britânico Jonathan Brownlee, actual campeão do mundo, que marcou com uma vitória o seu regresso à competição após uma lesão, e o espanhol Javier Gomez, segundo classificado.

A consistência de João Silva, nono em Londres 2012, permite-lhe conservar o lugar no topo do “ranking” do circuito mundial, com 2.055 pontos, mas agora tendo Javier Gomez muito mais perto, com 2.004.

Brownlee, terceiro no triatlo olímpico, completou a prova em 1:44.59 horas, menos 24 segundos do que Javier Gomez (1:45.23), medalha de prata em Londres e campeão do Mundo em 2008 e 2010, enquanto João Silva gastou mais 1.17 minutos (1:46.16), diferença que ganhou expressão no segmento de corrida (10 km).

“Na verdade senti-me muito mal no início da corrida, e pensei que foi ópitmo estar na fuga, já que assim posso gerir um pouco melhor o ritmo. Julgo que, no geral, o desempenho foi sólido, mas tive uma corrida terrível”, afirmou o atleta da Benedita, que completa 24 anos na terça-feira.

No segmento de natação (1.500 m), disputado a grande velocidade, João Silva posicionou-se entre os primeiros, tal como Brownlee, e saiu da água em sexto. Gomez atrasou-se ligeiramente, mas recuperou na transição, juntando-se ao britânico e ao português no grupo que liderou no sector do ciclismo (40 km), durante o qual a chuva foi um perigoso adversário.

Esse conjunto, composto por oito elementos, fez a transição para a corrida com minuto e meio de avanço sobre os perseguidores. A partir daqui, Brownlee impôs um ritmo muito forte e João Silva manifestou logo dificuldades em acompanhar, enquanto Gomez ainda aguentou algum tempo, mas acabou também por ceder.

A prova feminina foi ganha pela norte-americana Gwen Jorgensen, que repetiu o triunfo de San Diego e ascendeu à liderança do “ranking”, com 1.600 pontos, por troca com a alemã Anne Hauge. O segundo lugar em Yokohama foi para a australiana Emma Moffatt, que ascendeu ao terceiro posto do Mundial, e o terceiro para a britânica Jodie Stimpson.

A quarta das oito etapas do campeonato do Mundo realiza-se em Madrid, a 1 e 2 de Junho.

Sugerir correcção
Comentar