Académica vence pela primeira vez e já é a equipa sensação da Liga

Foto
Marinho foi o herói da Académica na final da Taça de Portugal na última temporada e voltou a marcar no Funchal José Manuel Ribeiro/Reuters (arquivo)

Num encontro entre parceiros da Liga Europa, a equipa de Coimbra foi ontem à Madeira vencer o Marítimo, por 2-0, isolando-se no quarto lugar da classificação, com sete pontos.

Mais: os “estudantes” continuam invencíveis no campeonato, a par do Benfica e FC Porto, interrompendo um ciclo de quatro empates consecutivos.

“Foi uma tarde de muito trabalho entre duas equipas extremamente competitivas, que procuraram a vitória”, sintetizou no final Pedro Emanuel treinador academista, que conseguiu dar seguimento no Funchal ao empate imposto ao Benfica, em casa, na ronda anterior (2-2). Pelo contrário, o Marítimo averbou a segunda derrota consecutiva na prova, após o desaire no campo do Estoril (3-1) na quarta jornada. Especialmente preocupante tem sido a prestação dos insulares em casa, onde ainda não venceram, após três tentativas.

Para o segundo triunfo da história dos “estudantes” no recinto do Marítimo foi fundamental a velocidade e talento das suas unidades mais avançadas, em particular Wilson Eduardo e Marinho, autores dos golos dos visitantes. O avançado emprestado pelo Sporting inaugurou o marcador logo aos 11’, após finalizar um excelente lance individual, onde ultrapassou três adversários, antes de rematar cruzado para as redes insulares. Apesar de traído pela trajectória da bola, o guarda-redes Salin pareceu mal batido.

Da mesma zona do terreno surgiu o segundo golo da Académica, aos 43’, na sequência de mais um lance individual, desta vez protagonizado por Marinho. E, pelo meio, Cissé poderia ter também marcado, mas atirou ao lado, quando se encontrava isolado perante Salin. Mesmo assim, os homens de Coimbra chegavam ao intervalo com uma vantagem confortável que premitia encarar com optimismo o reatamento.

Já o Marítimo, não conseguiu transformar em lances de perigo a maior posse de bola (63%) registada no final dos primeiros 45’. As maiores ameaças surgiram de dois livres, cobrados pelo defesa central João Guilherme, aos 23’ e 36’. Tudo o resto, a defesa academista conseguiu neutralizar.

Sem nada a perder, os madeirenses reforçaram o ataque no segundo tempo, juntando Adilson a Fidélis na frente atacante. Este último, aos 51’, queixou-se de ter sido derrubado na área, mas o árbitro Hugo Pacheco nada assinalou. No final, a vitória da Académica não surpreendia, servindo de tónico moralizador para a recepção ao Hapoel Telavive, na próxima quinta-feira, para a Liga Europa (o Marítimo joga com o Brugges, na Bélgica).

“Espero que este regresso das competições europeias a Coimbra, 40 anos depois, seja mais um momento de alegria para a cidade”, desejou Pedro Emanuel, que tem ainda na memória dos festejos da conquista da última Taça de Portugal.

POSITIVO
Wilson Eduardo e Marinho

Os dois jogadores foram a chave do sucesso da primeira vitória da Académica no campeonato. Foram uma fonte de dores de cabeça para a defensiva maritimista.


Pedro Emanuel

Um bom arranque de temporada, sem derrotas na Liga, coroado agora com o primeiro triunfo e um salto de oito posições na tabela.


NEGATIVO
Pedro Martins

Começou bem, com um triunfo no terreno do Rio Ave, mas não deu seguimento e não voltou a ganhar, somando dois empates e duas derrotas. As exigências da Liga Europa não justificam toda esta quebra. Resta ao treinador Pedro Martins reabilitar-se com um bom resultado em Brugges, na próxima quinta-feira.


Defesa do Marítimo

Pouca segurança no sector mais recuado, que cedeu dois golos, que até poderiam ter sido três, não fosse a má pontaria de Cissé.


Ficha de jogo

Marítimo, 0Académica, 2

Jogo no Estádio dos Barreiros, no Funchal.Assistência: Cerca de 4.000 espectadores.

Marítimo

Salin, Briguel, João Guilherme, Roberge, Luís Olim (Gonçalo Abreu, 72), Rafael Miranda, João Luiz, David Simão (Adilson, 46), Danilo Dias (Heldon, 46), Fidélis e Sami. Treinador: Pedro Martins.

Académica

Ricardo, João Dias, Flávio, Ferreira, Hélder Cabral, Bruno China, Ogu (Keita, 79), Cleyton, Marinho (Afonso, 66), Wilson Eduardo e Cissé (Edinho, 74). Treinador: Pedro Emanuel.

Árbitro

Hugo Pacheco (Porto).

Amarelos

João Dias (27), Danilo Dias (37), Marinho (60), Wilson Eduardo (68) e Heldon (79).

Golos

0-1, Wilson Eduardo, 11 minutos.


0-2, Marinho, 43.


Sugerir correcção
Comentar