UEFA retém prémios do Sporting por causa de dívidas

Foto
O Sporting chegou às meias-finais da Liga Europa na época passada Foto: Rafael Marchante/Reuters

Os prémios monetários conquistados pelo Sporting nas competições europeias estão retidos pela UEFA, porque o clube português não comprovou o pagamento de dívidas a outros emblemas e/ou funcionários e entidades tributárias.

O Sporting é um dos 23 clubes com prémios retidos, uma lista que foi nesta terça-feira publicada pelo organismo que gere o futebol europeu. Na época passada, o clube de Alvalade arrecadou 4.319.383 euros pela presença nas meias-finais da Liga Europa.

No âmbito do processo de implementação das novas regras sobre controlo financeiro dos clubes – o Fair-Play Financeiro – os clubes participantes nas provas europeias desta temporada tinham de comprovar o estado dos pagamentos até 30 de Junho deste ano.

O Sporting já reagiu. Uma fonte do clube de Alvalade disse à Lusa que esta retenção de prémios “não tem qualquer efeito prático”, porque esses prémios não seriam pagos agora.

A mesma fonte acrescentou que a UEFA informou o Sporting que vai receber de imediato, através da Federação Portuguesa de Futebol, a verba de compensação pela cedência de jogadores à selecção para o Euro 2012, sendo o clube português mais recompensado ao abrigo deste mecanismo.

A retenção de prémios da UEFA insere-se no programa de Fair Play financeiro, que está a ser implementado pelo organismo que gere o futebol europeu.

O Comité de Controlo Financeiro da UEFA, presidido pelo antigo primeiro-ministro belga Jean-Luc Dehaene, identificou 23 clubes em situação de incumprimento. Além do Sporting, destaque para a presença dos espanhóis Atlético de Madrid e Málaga e dos turcos do Fenerbahçe.

Os clubes têm agora até ao final de Setembro para actualizarem as suas situações.

O Fair Play financeiro entrará em vigor a 100% a partir da próxima temporada, altura em que a UEFA avaliará as contas de 2011-12 e 2012-13. Quem no conjunto dos dois exercícios tiver prejuízos superiores a cinco milhões de euros, ficará sob monitorização e quem tiver prejuízos superiores a 45 milhões poderá ficar sujeito a sanções, embora estas ainda não tenham sido divulgadas pela UEFA.

Nos anos seguintes, a UEFA avaliará sempre os três exercícios anteriores, mantendo o limite de cinco milhões de prejuízos para não ficar sob monitorização e o limite de 45 milhões para não ficar sujeito a sanções.

Lista dos clubes com prémios retidos

FK Borac Banja Luka (Bósnia)FK Sarajevo (Bósnia)
FK Željezničar (Bósnia)
PFC CSKA Sofia (Bulgária)
HNK Hajduk Split (Croácia)
NK Osijek (Croácia)
Club Atlético de Madrid (Espanha)
Málaga CF (Espanha)
Maccabi Netanya FC (Israel)
FK Shkendija 79 (Macedónia)
Floriana FC (Malta)
FK Budućnost Podgorica (Montenegro)
FK Rudar Pjevlja (Montenegro)
Ruch Chorzów (Polónia)
Sporting Clube de Portugal (Portugal)
FC Dinamo Bucureşti (Roménia)
FC Rapid Bucureşti (Roménia)
FC Vaslui (Roménia)
FC Rubin Kazan (Rússia)
FK Partizan (Sérvia)
FK Vojvodina (Sérvia)
Eskişehirspor (Turquia)
Fenerbahçe SK (Turquia)

Notícia actualizada às 15h12
Sugerir correcção
Comentar