Meteorologia confirma seca em todo o país e prevê agravamento em Fevereiro

Foto
O Sol brilhou quase o tempo todo em Janeiro: choveu apenas um sétimo do normal

Todo o território continental de Portugal está já em seca meteorológica e a situação vai agravar-se em Fevereiro.

Um relatório do Observatório das Secas, do Instituto de Meteorologia, divulgado esta terça-feira, informa que, depois de um Dezembro pouco chuvoso, a quantidade de precipitação em Janeiro (16,3 milímetros) foi também muito inferior à média de 1971-2000 (117,3 milímetros). Ou seja, choveu apenas um sétimo do normal. Resultado: 100% do Continente estão em seca – 13% em seca fraca, 76% moderada e 11% severa.

Segundo o Instituto de Meteorologia, é possível que, em Fevereiro, mantenha-se o tempo pouco chuvoso, “pelo que será provável que aumente a severidade de seca meteorológica em Portugal Continental”.

A situação actual lembra a de 2005, quando o país atravessou uma grave seca, que obrigou à criação de um gabinete de crise do Governo para lidar com o problema. Na avaliação do Instituto de Meteorologia, no final de Janeiro, a seca era pior em 2005. Desde Outubro de 2004 – início do “ano hidrológico” – caíra um total de 234 milímetros de precipitação no Continente. Agora, no mesmo período, a conta está em 301 milímetros.

Em 2005, ao final de Janeiro todo o país estava sob os níveis mais elevados dos indicadores de seca – 25% em seca moderada, 53% em severa e 22% em extrema. Agora, há 76% em seca moderada e 11% em severa.

Para os próximos dois dias, o Instituto de Meteorologia prevê um aumento da nebulosidade, com a possibilidade de alguma chuva, mas fraca.

Sugerir correcção
Comentar