Recuperado desenho roubado de Rembrandt

Foto
"O Julgamento", de Rembrandt DR

O desenho de Rembrandt que no passado sábado havia sido dado como roubado em Los Angeles, foi encontrado nesta terça-feira numa igreja perto de Encino, distrito daquela cidade, anunciou o departamento da polícia de Los Angeles.

A recuperação de O Julgamento, título da obra, foi feita através de uma denúncia anónima, que indicava a presença do desenho numa igreja em San Fernando Valley, a cerca de 40 quilómetros do hotel de onde havia sido roubado. A sua autenticidade foi mais tarde confirmada por especialistas do Instituto Linearis, detentores de O Julgamento.

A polícia disse que este pequeno exemplar de Rembrandt não se encontrava exactamente no interior da igreja, mas sim num edifício localizado nos terrenos da basílica. Anunciaram também que ainda não foram identificados suspeitos e rejeitaram tecer comentários sobre como terá o desenho chegado àquele local.

Antes de ter sido roubada, a obra encontrava-se exposta no átrio do hotel Ritz-Carlton de Marian del Rey, e estava estimada no valor de 175 mil euros.

O roubo de O Julgamento terá acontecido na noite de sábado entre as 22h20 e as 22h35, quando o comissário da exposição terá sido distraído por alguém que “aparentemente estaria interessado em comprar alguma coisa”, explicou Steve Whitmore, porta-voz do departamento da polícia de Los Angeles.

O enorme valor dos trabalhos do pintor holandês justifica a atenção que os ladrões de obras de arte dão aos desenhos e pinturas de Rembrandt, como este caso exemplifica. “Não admira, Rembrandt é um dos artistas mais importantes do mundo. E os ladrões sabem-no. Tragicamente, o roubo desta semana confirma-o: Rembrandt é um nome atractivo para a criminalidade”, sublinhou Jonathan Jones, jornalista e crítico de arte do Guardian.

Sugerir correcção
Comentar