862 mil euros por um quadro de Paula Rego é novo recorde da autora

Foto
“Looking Back” (1987), Paula Rego DR

O quadro “Looking Back” (“Olhando para trás”, em português), pintado em 1987 por Paula Rego atingiu um novo recorde de venda em leilão, ao ser arrematado por 769 mil libras (cerca de 861 mil euros euros). O recorde anterior pertencia a “Baying”, vendido em 2008 por 558 mil libras (740 mil euros, no câmbio da altura).

A estimativa apontava para os 600 mil e os 800 mil libras (de 672,6 mil a 896,8 mil euros).

Segundo a Christie’s, leiloeira que levou a peça à praça em Londres, o alto valor do quadro deve-se ao significado e importância da tela na vida e carreira da pintora portuguesa, que terminou a obra em 1987, ano em que foi mostrada pela primeira vez em Londres, na galeria Edward Totah. John McEwen, autor de dois livros sobre o trabalho de Paula Rego, chegou a escrever que "na carreira de todos os artistas famosos há uma exposição que marca a viragem e, para Paula Rego, foi esta", referindo-se à mostra na galeria Edward Totah. Segundo o autor, foi nesta exposição que Paula Rego "mostrou o controlo total e metafórico do gosto em contar histórias de forma subversiva, que antes tinha sido feito através do uso de animais como personagens".

O quadro é visto como um estudo ambíguo das relações entre mulheres, mostrando duas figuras femininas reclinadas sugestivamente sobre uma mesa, enquanto uma criança está ajoelhada no chão, junto a um cão.

O leilão, que ainda está a decorrer, apresenta também uma série de desenhos de Lucian Freud, datados dos anos de 1940, e que geram expectativas de venda, no conjunto, de um valor entre os 770 mil e os 1,2 milhões de libras (880 mil e os 1,37 milhões de euros).

Sugerir correcção
Comentar