Novak Djokovic iguala invencibilidade de Ivan Lendl

Foto
Djokovic festeja mais um triunfo Juan Medina/Reuters

Ao vencer o encontro dos oitavos-de-final do Mutua Masters Open, Novak Djokovic igualou a melhor série de vitórias consecutivas na posse de Ivan Lendl desde 1986, com 29 encontros ganhos desde o início da época - o melhor registo obtido desde então e o nono melhor desde 1975 (o recorde é de John McEnroe com 42 encontros ganhos em 1984).

Este foi o maior feito nesta quinta-feira no Masters 1000 de Madrid, numa jornada privada de um dos duelos mais apetecidos, entre o espanhol Rafael Nadal e o campeão do Estoril Open, Juan Martin del Potro, já que o argentino abandonou a prova, preferindo descansar para recuperar de pequena lesão na anca contraída na meia-final do torneio português.

“É uma grande satisfação, um feito muito encorajador”, disse Djokovic, após a proeza concretizada em somente 51 minutos, tempo para ultrapassar o espanhol Guillermo Garcia-Lopez (29.º), com os parciais de 6-1, 6-2. O sérvio, vencedor de cinco torneios este ano (Open da Austrália, Dubai, Indian Wells, Miami e Belgrado), cedeu somente dois pontos no seu serviço (em 34 jogados) e vai agora defrontar o vencedor do embate de ontem à noite, entre David Ferrer, finalista em Monte Carlo e Barcelona, e Sergiy Stakhovsky.

A seguir, Roger Federer recuperou da batalha de três horas da véspera, com Feliciano Lopez, e venceu, por 6-4, 6-3, o belga Xavier Malisse (49.º). O número três mundial dominou o adversário com quem só perdeu o primeiro de nove duelos, apesar de ter cedido um break no primeiro serviço. “Estive bem mentalmente, mas fisicamente foi um pouco apertado, não houve muito tempo entre os dois encontros e foi preciso estar pronto para defrontar um tipo de jogo diferente. Só quis fazer uma boa exibição, o que foi o caso”, disse Federer, vencedor em Madrid em 2006 e 2009. O adversário do suíço nos quartos-de-final é o sueco Robin Soderling (5.º), que eliminou o francês Tsonga (22.º), por 7-6 (10

8), 7-5.

No torneio feminino, Caroline Wozniacki voltou a ser eliminada por Julia Goerges que, há 11 dias, a tinha derrotado na final de Estugarda. A alemã de 22 anos, que subiu ao 27.º posto após o triunfo naquele torneio, foi novamente a mais agressiva e derrotou a número um mundial, por 6-4, 1-6 e 6-3.

Nos “quartos”, Goerges joga com Anastasia Pavlyuchenkova (21.ª). A russa de 19 anos é a mais nova do top 50 e, ontem, eliminou Samantha Stosur (8.ª), por 7-6 (7

4), 6-3. Também Francesca Schiavone (4.ª) foi afastada, pela norte-americana Bethanie Mattek-Sands (41.ª), por parciais idênticos: 7-6 (7/5), 6-3.

Sugerir correcção
Comentar