Nobel da Literatura Vargas Llosa voltou às aulas

Foto
Shannon Stapleton/Reuters

Depois de ter sido distinguido na semana passada com o prémio Nobel da Literatura, Mario Vargas Llosa regressa agora à sua vida quotidiana, retomando as suas aulas na Universidade de Princeton, Nova Jérsia, onde é professor convidado.

As caras na sala de aula são as mesmas e o professor também. Mas desde a entrega do prémio, os alunos do peruano Mario Vargas Llosa aguardam o professor com mais curiosidade.

No regresso às aulas, os pouco mais de 20 alunos da disciplina “Técnicas de Romance”, dedicada ao escritor argentino Jorge Luís Borges, aprenderam algumas palavras em espanhol e receberam Vargas Llosa com um bolo onde se podia ler: “Felicidades para o Prémio Nobel”. Em ambiente de festa, os alunos prepararam várias surpresas para felicitar o professor mais falado do momento.

Vargas Llosa agradeceu e brincou: “O bom que tem ser escolhido para o Nobel é que não tenho que explicar porque não mo deram”, disse, em alusão ao facto de ter sido o eterno favorito nos últimos anos.

Depois dos festejos e das felicitações, a aula decorreu normalmente.”Sou basicamente um escritor, não um professor, mas adoro ensinar, pelos estudantes e pela possibilidade de falar sobre a boa literatura”, afirmou ao inaugurar a sessão.

Em declarações à AFP, Rubén Gallo, director do departamento de Estudos Latino-americanos, disse que Vargas Llosa foi escolhido como docente “porque é, sem dúvida, o escritor latino-americano mais importante em actividade”. A respeito do Nobel, declarou: “É uma honra muito merecida. Estamos muito contentes que isto tenha acontecido durante sua estadia em Princeton”.

A Universidade de Princeton é uma das mais antigas dos Estados Unidos. Pelas suas aulas já passaram Albert Einstein, o matemático John Nash, o +residente Woodrow Wilson, o economista Paul Krugman e o dramaturgo Eugene O'Neill.

Sugerir correcção
Comentar