Lorenzo segue imparável

Foto
A bandeira de Lorenzo está hasteada na sua terra Foto: Gustau Nacarino/Reuters

O espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha) conquistou este domingo a sua terceira vitória seguida no Mundial e quinta da temporada ao vencer o GP da Catalunha, sétima de 18 etapas do calendário, cimentando a liderança do campeonato.

O maiorquino de 23 anos partiu da primeira posição da grelha no circuito de Montmeló, mas viu o compatriota Dani Pedrosa (Honda) a liderar após a primeira curva, antes de o catalão “cair” para 10.º e iniciar uma recuperação que o levou ao segundo posto final.

Lorenzo dominou as 25 voltas à pista, só incomodado aqui e ali pelo italiano Andrea Dozvizioso (Honda) até o transalpino sofrer uma queda, na 11.ª volta, e terminou com um registo de 43m22,805s, à média de 163,5 km/h, com quase cinco segundos de vantagem sobre Pedrosa e o australiano Casey Stoner (Ducati).

As grandes emoções viveram-se na luta pelo segundo lugar, mas Pedrosa manteve Stoner à distância depois de ter beneficiado de uma saída de pista do australiano, na quinta volta.

Com o triunfo, Lorenzo goza agora de uma vantagem de 52 pontos sobre Pedrosa no Mundial, enquanto Dovizioso ocupa o terceiro posto, a 74 pontos do topo.

Numa corrida de Moto2 muito acidentada, o japonês Yuki Takahashi (Tech3) impôs-se e o suíço Thomas Luthi (Moriwaki) e o espanhol Julio Simon (Suter) ocuparam as restantes posições do pódio, enquanto o espanhol Toni Elías (Moriwaki) segue na frente do campeonato.

Logo na primeira curva, nove pilotos saíram de pista e, já na reta da meta, o espanhol Carmelo Morales (Pons) despistou-se quando lutava pelo sétimo posto, tendo sido atingido pela moto na cabeça.

O piloto está consciente, mas teve de receber assistência médica, numa prova em que só 26 dos 42 participantes conseguiram ver a bandeira de xadrez.

Na corrida de 125 cc, o espanhol Marc Marquez (Derbi) alcançou o quarto triunfo consecutivo e tornou-se líder do Mundial da especialidade, enquanto o britânico Bradley Smith (Aprilia) e o espanhol Pol Espargaró (Derbi) foram segundo e terceiro, respetivamente.

O anterior líder do campeonato, o espanhol Nico Terol (Aprilia), não evitou uma queda na última volta e segue agora com 13 e 14 pontos de desvantagem para Espargaró e Marquez.

Sugerir correcção
Comentar