Santiagro espera 60 mil visitantes

A 23.ª edição da Feira de Agropecuária e do Cavalo (Santiagro), que destaca este ano o cavalo lusitano, arranca quinta-feira, em Santiago do Cacém, com perto de 300 expositores, esperando receber 60 mil visitantes.

Entre quinta-feira e domingo, a organização do certame espera receber no Parque de Feiras e Exposições da cidade mais de 60 mil visitantes, o mesmo número do ano passado, apesar de ter visto o orçamento reduzido para 170 mil euros, devido à diminuição de apoios.

“Alguns patrocinadores reduziram os apoios”, lamentou hoje o presidente do Núcleo de Exposições, Gestão e Desenvolvimento do Litoral Alentejano, José Rosado, assegurando, contudo, a manutenção da “qualidade do certame”, com música, pára-quedismo, acrobacias aéreas, garraiadas, galas equestres e colóquios.

"Se não fosse a credibilidade que a feira tem, com um grande potencial comercial e o grande apoio da Câmara Municipal, teríamos certamente dificuldades em manter o nível a que esta feira já nos habituou”, disse.

Por esse motivo e “para manter o nível da feira”, a organização optou este ano por não apresentar a corrida de toiros à portuguesa.

A 23.ª edição da Santiagro tem a inauguração oficial agendada para as 15h de quinta-feira, seguindo-se um espectáculo de acrobacia aérea e uma exibição de pára-quedismo.

Dois colóquios dedicados ao turismo e à suinicultura, gincanas equestres, salto de obstáculos, baptismos a cavalo abertos ao público, garraiadas, demonstrações de equitação e ainda uma Gala Equestre, pela Reprise da Escola de Mafra, são algumas das iniciativas apresentadas na Santiagro 2010.

O cavalo lusitano vai estar em destaque, estando previstos vários espectáculos demonstrativos com cavaleiros como Miguel João e David Gomes e ainda com os irmãos Brito Paes, bem como uma demonstração da equipa cinotécnica da Base Aérea n.º11 de Beja.

Uma zona de jogos e entretenimento aberta até às 3h, bem como uma “Ilha da Brincadeira”, um espaço com divertimentos infantis e insufláveis onde os pais podem deixar os filhos em segurança, são algumas das novidades deste ano.

Durante os quatro dias de feira, vai haver lugar para as habituais exposições e concursos de equinos, bovinos, ovinos e caprinos, para além da presença de outros expositores de maquinaria e alfaia agrícola, mas também de artesãos, stands de automóveis, agências de viagens e outras áreas de negócio.

Antes das garraiadas, que encerram diariamente o certame, as noites vão ser animadas com música, com espectáculos de Fernando Mendes, José Cid & Big Band, Roberto Leal e D’ZRT Project.

Os ingressos, que custam 2,5 euros durante o dia e cinco euros a partir das 22h, dão ainda acesso a um sorteio de quatro fins de semana num hotel em Vila Nova de Santo André, 100 visitas ao Badoca Safari Park e duas aulas de equitação, no Centro Equestre de Santo André.

Sugerir correcção
Comentar