Marcação de consultas pela Net não funciona em pleno

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O site devia ter arrancado na semana passada DR

Afinal, a marcação de consultas médicas on-line ainda não está a funcionar em todos os centros de saúde do país. Há utentes que têm tentado aceder a este novo serviço, chamado eagenda (https://servicos.portaldasaude.pt/), sem sucesso. Como resposta, alguns recebem um lacónico "error"; outros são informados de que apenas podem marcar consultas de planeamento familiar/saúde materna; e outros ainda ficam a saber que o seu centro de saúde não dispõe por enquanto deste serviço.

O vice-presidente da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), Fernando Mota, desdramatiza a situação, garantindo que estes são "casos esporádicos", uma vez que "mais de 90 por cento dos médicos de família (5.700)" já informaram quais eram as suas disponibilidades de agenda e o serviço está a funcionar.

Admitindo, porém, que podem ocorrer "anomalias pontuais", Mota explica que os problemas que têm surgido têm a ver com "dificuldades organizacionais", já não técnicas, como aconteceu nos primeiros dias de funcionamento - o eagenda foi alargado a todos os centros de saúde do país na quinta-feira, após um período experimental nas administrações regionais de saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo e do Centro.

"É preciso estabilizar as coisas. No estrangeiro, muitas experiências [semelhantes] correram pior [numa fase inicial]", comenta. "São transformações organizacionais, de comportamento e de cultura, que não se fazem por decreto", acrescenta, convidando todas as pessoas que não conseguem aceder ao serviço ou marcar consultas para mandarem mails para a ACSS (geral@acss.min-saude.pt).

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