Conclusão do novo Hospital Pediátrico de Coimbra será antecipada em dez meses

Foto
O ministro visitou hoje o actual Hospital Pediátrico de Coimbra Nelson Garrido

O ministro da Saúde anunciou hoje a antecipação em dez meses do prazo de conclusão do novo Hospital Pediátrico de Coimbra, que assim ficará pronto em Junho de 2009.

Actualmente, a obra, cujo valor ascende a quase 45 milhões de euros, encontra-se executada em 34 por cento, mas hoje foi assumido publicamente um compromisso com o empreiteiro para encurtar os prazos, que estavam fixados em Maio de 2010.

"Há um duplo compromisso", declarou Correia de Campos durante a visita à obra, admitindo que a avaliação que irá ser feita sobre os benefícios e custos da antecipação apontem para "um equilíbrio, um resultado neutro".

Correia de Campos referiu ser possível uma aquisição antecipada dos equipamentos para o novo hospital e exortou os presentes a colaborarem nesse processo, para acelerar a sua entrada em funcionamento.

"Não venho aqui assumir o compromisso, e que vocês fiquem de asa solta a fazer críticas", observou em relação ao novo hospital, que terá 163 camas para doentes, e uma área de construção de 90 mil metros quadrados.

Na visita que o ministro efectuou hoje ao actual Hospital Pediátrico de Coimbra, não chegou a realizar-se a anunciada ligação de telemedicina com Angola, que o iria pôr em contacto com o ministro da saúde angolano, devido a um problema técnico - uma ruptura num cabo óptico.

Perante a fracassada ligação da consulta de telemedicina cardíaca e fetal entre os hospitais pediátricos de Coimbra e Luanda, Angola, o ministro da Saúde prometeu voltar, por entender que estas tecnologias abrem novas vias à cooperação.

O Hospital Pediátrico de Coimbra (HPC) e o Hospital Pediátrico David Bernardino, de Luanda, inauguraram no início de Novembro último uma consulta de telemedicina, que já permitiu avaliar os casos clínicos de 34 crianças em 8 sessões semanais.

Sugerir correcção
Comentar