Fátima: entregues documentos para canonização dos Pastorinhos

Foto
O bispo de Leiria-Fátima considera que a irmã Lúcia Marto foi também um exemplo de virtude, o que poderá vir a permitir a sua beatificação futura Lusa

O bispo de Leiria-Fátima, D. Serafim Ferreira e Silva, anunciou hoje que já foram entregues os últimos documentos para a canonização dos Pastorinhos Jacinta e Francisco Marto, cabendo agora a decisão final a João Paulo II.

"Posso afirmar que ontem foi entregue o chamado 'Positio', ou seja o documento final para a canonização de Francisco e Jacinta Marto", afirmou D. Serafim Ferreira e Silva aos peregrinos durante a eucaristia em hoje, em memória destes beatos.

"Esperamos que o papa João Paulo II possa declarar a canonização", salientou o prelado, sublinhando que falta apenas a decisão papal sobre esta matéria.

O documento que foi entregue ontem inclui pareceres de médicos, teólogos e bispos sobre este caso, faltando agora que o Papa declare os dois beatos santos.

Para sustentar este processo, os peritos católicos confirmaram a existência de um milagre, envolvendo uma cura de diabetes de um bebé português, residente na Suíça, no próprio momento da beatificação dos dois Pastorinhos, em Maio de 2000.

"Costumamos requerer um sinal de Deus, para além da ciência ou dos factos reconhecidos como naturais", justificou o prelado, elogiando a forma como todo o processo decorreu.

Agora, existem "muitos sinais que o Papa poderá canonizar e declarar o culto público [dos beatos Francisco e Jacinta Marto] para todo o universo católico", considerou D. Serafim Ferreira e Silva.

Numa missa solene de homenagem aos Pastorinhos Francisco e Jacinta Marto que encheu a Basílica do Santuário de Fátima, o bispo recordou ainda o percurso da Irmã Lúcia, prima dos dois beatos e a última Vidente viva até há uma semana.

Na opinião do prelado, além das Aparições que a Irmã Lúcia Marto presenciou, a vida da religiosa, que recolheu ao Carmelo de Coimbra, foi também um exemplo de virtude, o que poderá vir a permitir também a sua beatificação futura.

Sugerir correcção
Comentar