Patrão da TVI pede ao Governo decisão definitiva sobre RTP

O administrador da Media Capital, dona da TVI, pediu ao Governo uma decisão definitiva sobre a RTP, defendendo o fim da publicidade comercial no canal público, desde que isso não implique a privatização do mesmo.

“Considero que o Governo antes de comunicar todas as semanas uma solução diferente devia decidir, de uma vez por todas”, indicou o presidente do conselho de administração da Media Capital, Miguel Pais do Amaral, num comunicado divulgado na segunda-feira à noite. Numa reação ao anúncio do ministro que tutela a comunicação social, Miguel Relvas, que anunciou o fim da publicidade no canal remanescente do serviço público (que não for privatizado), o empresário lembrou que o processo envolve duas empresas cotadas - a Media Capital e a Impresa - que serão afectadas em termos de mercado.

“Quanto ao facto da RTP não ter publicidade, estou de acordo”, assinalou Miguel Pais do Amaral, sublinhando ser contra essa medida se esta não for feita “com o objectivo de reforçar a competitividade dos operadores existentes, mas antes, com o objectivo de os debilitar com a privatização”.

Miguel Relvas anunciou na segunda-feira que a publicidade comercial no canal remanescente da RTP terminará quando o novo operador entrar em funcionamento, prevendo-se que tal aconteça em 2013. De acordo com o plano da RTP, aprovado pelo Governo, um dos canais generalistas da RTP será privatizado em 2012. Apesar de o Governo ter decidido o fim da publicidade comercial, a RTP deverá manter a publicidade institucional, seguindo o modelo actual da RTP2.

Sugerir correcção
Comentar