Jornalistas mortos no Iraque

14 de Abril
Mario Podesta, colaborador da America TV – o repórter argentino morreu na sequência de um acidente de viação, quando a comitiva de carros em que seguia se dirigia para Bagdad.

8 de Abril
Taras Protsyuk, Reuters – o operador de câmara, 35 anos, de nacionalidade ucraniana, da agência britânica não resistiu aos ferimentos provocados pelo ataque de um tanque norte-americano ao hotel Palestina, onde se encontram alojados a maioria dos jornalistas internacionais em Bagdad.
José Couso, Telecinco – o operador de câmara da televisão espanhola morreu durante uma operação de emergência depois de ter ficado gravemente ferido no ataque ao hotel Palestina.

7 de Abril
Julio A. Parrado, “El Mundo” – o jornalista espanhol morreu depois de um míssil iraquiano ter atingido a Segunda Brigada da Terceira Divisão da Infantaria norte-americana.
Christian Liebig, “Focus” – o repórter alemão morreu no mesmo ataque que Parrado.

6 de Abril
David Bloom, NBC – o jornalista morreu, aos 39 anos, de causas naturais (embolia pulmonar).

4 de Abril
Michael Kelly, “The Washington Post” – morto, aos 46 anos, num acidente de viação quando seguia no veículo Humvee, que caiu num canal quando tentava fugir aos tiros iraquianos na mesma altura em que os norte-americanos chegavam ao aeroporto da capital do Iraque.

2 de Abril
Kaveh Golestan, BBC – o repórter gráfico iraniano, de 52 anos, morreu na sequência da explosão de uma mina Kifri.

30 de Março
Gaby Rado, Channel 4 (grupo ITN) – o jornalista, de 48 anos, morreu depois de ter caído do telhado do hotel Abu Sanaa de Suleimaniya (Curdistão). As circunstâncias da sua morte estão ainda por apurar.

22 de Março
Paul Moran, ABC – o jornalista australiano, 39 anos, morreu na explosão de um táxi bomba no Curdistão iraquiano.
Terry Lloyd, ITN – o repórter britânico, de 50 anos, era considerado um veterano. Morreu durante uma troca de tiros perto de Bassorá, tendo sido atingido, possivelmente, por tiros da coligação anglo-americana.



Jornalista argentino morre em acidente de viação no Iraque

Foto
Uma outra jornalista argentina ficou ferida no mesmo incidente Patrick Baz/AFP

Um jornalista argentino morreu hoje num acidente de viação no Iraque, quando se dirigia para Badgad, informou a televisão America TV, para a qual Mario Podesta trabalhava como colaborador.

O jornalista encontrava-se numa comitiva de várias viaturas que transportavam repórteres. O acidente — que, segundo o correspondente do diário argentino "Clarín", Gustavo Sierra, teve origem no rebentamento de um pneu — deu-se a cerca de 50 quilómetros da capital iraquiana, na estrada que liga Bagdad à capital da Jordânia, Amã.

Veronica Cabrera, outra jornalista argentina, ficou ferida no mesmo acidente, bem como o condutor da viatura e outro passageiro. Estes dois últimos foram transferidos para um hospital militar, devido à gravidade dos ferimentos.

Mario Podesta, de 51 anos, cobriu cerca de 35 conflitos como correspondente de guerra, tendo trabalhado como repórter, fotógrafo e também operador de câmara.

Com esta morte, o balanço de jornalistas falecidos durante a cobertura da guerra no Iraque eleva-se para doze.

Sugerir correcção
Comentar