Ilustração de João Fazenda vence Prémio Stuart de Desenho de Imprensa

Foto
A concurso foram 70 autores que publicam nos vários títulos da imprensa Miguel Silva/PÚBLICO

A ilustração "Plágio Literário", criada por João Fazenda e publicada no suplemento Ípsilon do PÚBLICO a 16 de Fevereiro, conquistou o Grande Prémio da quarta edição do Prémio Stuart de Desenho de Imprensa.

João Fazenda, que desenvolve ilustrações para vários jornais e revistas nacionais, livros infantis e é autor de banda desenhada e novelas gráficas, vai receber um prémio pecuniário de dez mil euros.

De acordo com os promotores do prémio (o El Corte Inglés e a Casa da Imprensa), o trabalho "Reflexões Petrolíferas I-A Bandeira", de António Antunes, divulgado a 5 de Agosto do ano passado, foi o premiado na categoria de Cartoon/Caricatura.

O vencedor, colaborador permanente do semanário "Expresso" e regular do Courrier International, tem direito a um prémio no valor de cinco mil euros.

Este é também o valor que José Bandeira irá receber por ter ganho o seu terceiro Stuart, desta vez na categoria de Tira Cómica, com o trabalho "Janela de Oportunidade", publicado no "Diário de Notícias" a 9 de Janeiro passado.

A escolha do júri — composto por André Carrilho, vencedor da edição do ano passado, como presidente; Mário Soares, como convidado especial; Faria Artur, pela Casa da Imprensa; e João Paulo Cotrim, pelo El Corte Inglés — foi feita entre 500 trabalhos candidatados por cerca de 70 autores que publicam nos vários títulos da imprensa nacional.

Sugerir correcção
Comentar