Longform Domingo

Todos os tópicos

O mundo apresenta-se como uma imensa tela em que cada indivíduo pode não passar de um espectador. O pensador alerta para o perigo de estarmos fixados na imagem sem interpelar a vida. Conversa que teve Portugal como partida. Aos 94 anos, Eduardo Lourenço persegue a reconciliação com o mundo.

  • O mundo apresenta-se como uma imensa tela em que cada indivíduo pode não passar de um espectador. O pensador alerta para o perigo de estarmos fixados na imagem sem interpelar a vida. Conversa que teve Portugal como partida. Aos 94 anos, Eduardo Lourenço persegue a reconciliação com o mundo.

  • Antes de Santa Cruz, houve massacres terríveis, alguns até mais sangrentos. Mas nenhum foi filmado. A 12 de Novembro de 1991 ficou provado, em vídeo, do que os militares indonésios eram capazes.

  • Nas zonas mais centrais de Lisboa e Porto há muitas obras em curso, mas poucas entram no mercado de arrendamento permanente. Fala-se em “achado” quando aparece uma casa a um preço razoável.

  • The Crown é a primeira produção britânica do Netflix e uma das suas maiores apostas — o P2 esteve nas filmagens com Stephen Daldry, John Lithgow e com a jovem Isabel II

  • O documentário de Bernard-Henri Lévy Peshmerga figura na Selecção Oficial do Festival de Cannes 2016. O realizador e a sua equipa regressaram agora ao Norte iraquiano, estando ao lado de combatentes curdos na grande ofensiva de Mossul, para filmar a continuação. Este é o seu relato.

  • Os investimentos milionários em jogadores e em grandes clubes europeus.

  • Vários clubes portugueses têm participação de capital chinês e/ou protocolos para ajudar na formação de futebolistas da China. Mas nem todas as parcerias correram bem.

  • Hillary Clinton teve sempre de provar que a sua relação com Bill era uma relação entre iguais. A não ser o facto, incontornável, de ser uma mulher. E às mulheres, mesmo quando estão no topo do mundo, exige-se sempre mais. Toda a gente sabe quem é Bill. Quem é ela ainda é a pergunta que a persegue.

  • Foram bebés protagonistas de uma campanha eleitoral, ainda que quase nenhum se recorde desse instantâneo que ficou para a história. A editora de fotografia do Washington Post foi à procura de quatro destas histórias, hoje homens e mulheres que já têm voz sobre a política.