Semáforos avariados há pelo menos um ano em Matosinhos são causa de acidentes

Moradores dizem haver pelo menos um acidente por semana. Autarquia diz que semáforos de cruzamento problemático em Guifões estão “em reparação”. Na mesma zona há mais dois cruzamentos com o mesmo problema, onde os sinais luminosos foram retirados e serão substituídos por rotundas.

Foto
Hugo Santos

Há pelo menos um ano que os semáforos do cruzamento da Avenida Dr Salgado Zenha com a Rua Passos Manuel, em Guifões, Matosinhos, estão avariados. Desde que os sinais luminosos deixaram de funcionar, quase todas as semanas há um acidente. Quem o diz são os moradores das imediações, que aguardam por uma solução. A autarquia diz que a avaria está a ser resolvida. Na mesma zona, há mais dois cruzamentos com o mesmo problema, onde os semáforos já foram desmontados para serem substituídos por rotundas.   

“Ainda hoje de manhã (quinta-feira) dois carros não bateram por pouco”, disse ao PÚBLICO um casal de moradores de uma urbanização na Avenida Dr. Salgado Zenha, próxima do cruzamento. Neste caso não chegou a haver choque, mas menos sorte tiveram outros dois condutores, que ,“há uns dias atrás”, não conseguiram evitar o embate. De acordo com os mesmos, é assim todas as semanas, “por vezes mais do que uma vez”. Durante as duas últimas semanas dizem ter havido pelo menos uns três acidentes. De resto, no cruzamento, permanecem no alcatrão alguns vidros que terão sobrado de um dos sinistros.

João Cunha, que tem uma horta junto ao cruzamento, onde passa muito do tempo, recorda o dia em que um carro entrou pelo terreno frente ao seu. Diz já se ter tornado habitual e parte da rotina ouvir “o estrondo dos carros a baterem”. “Ouço-os em travagens bruscas constantemente”, afirma. João Cunha reconhece haver algum descuido e falta de civismo por parte de quem ali passa “a alta velocidade e não repara que os semáforos estão avariados”. No entanto, sublinha que, ainda assim, isso não justifica a não reparação da avaria, situação que “seguramente” diz prolongar-se há mais de um ano.

De acordo com o que o PÚBLICO conseguiu apurar, os semáforos estão avariados pelo menos desde Setembro de 2015. Com a avaria dos sinais luminosos, o código da estrada prevê que os condutores sigam a regra da prioridade, o que obriga a que seja cedida a passagem aos veículos que se apresentem pela direita. Naquele cruzamento, o trânsito não é intenso ao ponto de serem formadas filas. Contudo, sobretudo em horários de entrada e de saída dos alunos da escola EB 2/3 de Passos José, que fica a 100 metros do local, existe tráfego regular de viaturas. Nessas alturas de maior congestionamento, as buzinadelas e as paragens no meio do cruzamento são uma constante.

A Esquadra de Trânsito da PSP de Matosinhos registou, desde o início do ano, cinco acidentes no local. Número que não desvaloriza mas também não considera alarmante ao ponto de assinalar o cruzamento como uma “área negra”. No entanto, salvaguarda que aos indicadores dos últimos oito meses tem que se somar o número de acidentes que não foram comunicados à PSP. A presença da polícia só é obrigatória em caso de existirem feridos ou mortes. Na maior parte dos casos, como adianta a PSP, os acidentes são resolvidos através de declaração amigável. Por esse mesmo motivo, diz não ser fácil de contabilizar o número exacto de acidentes que ocorreram numa determinada área.

Em Guifões há pelo menos mais dois cruzamentos onde os semáforos deixaram de funcionar. Também na Rua Passos Manuel, mas, com a Rua do Sarilho, e na Avenida Joaquim Neves com Avenida Engenheiro António Jorge Oliveira Maia, os sinais luminosos estão avariados desde a mesma altura. Nestes dois cruzamentos, não tão problemáticos no que toca a sinistros rodoviários, os semáforos já foram desmontados há uns meses. A título provisório, no primeiro caso, os sinais luminosos foram substituídos por uma rotunda improvisada, marcada com separadores de estrada de plástico. No segundo, foram substituídos por sinais verticais.     

O vereador da Conservação do Espaço Público de Matosinhos, Correia Pinto, disse ao PÚBLICO, via correio electrónico, que a rotunda provisória no cruzamento da Avenida Joaquim Neves dos Santos com a Rua de Sarilhos será substituída por uma definitiva. Na Avenida Joaquim Neves com a Avenida Engenheiro António Jorge Oliveira Maia a solução será a mesma. O vereador adianta que os semáforos foram retirados “porque estavam a ser sujeitos a actos de vandalismo sistemático”. Até à construção da rotunda, funcionará a sinalização instalada provisoriamente.

Relativamente aos semáforos da Avenida Salgado Zenha com a Rua Passos Manuel, avariados há pelo menos um ano, no cruzamento mais problemático no que toca a acidentes, Correia Pinto diz que “estão em reparação”.

Sugerir correcção
Comentar