Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com mais de 900 iniciativas em 176 concelhos

A directora-geral do Património Cultural diz que a adesão ao Dia internacional dos Monumentos e Sítios aumentou imenso.

Foto
MARIA JOAO GALA

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, com o mote "Património Cultural e Turismo Sustentável", assinala-se na terça-feira em 176 concelhos, estando previstas 910 actividades que envolvem 670 entidades, de acordo com a Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC).

A DGPC, em colaboração com a Comissão Nacional Portuguesa do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), assinala a data com a realização de 406 visitas guiadas, 94 rotas patrimoniais, 85 oficinas pedagógicas, 59 exposições, 52 conferências, 50 espectáculos e outras 165 actividades.

Em entrevista à Lusa, a directora-geral do Património Cultural, Paula Silva, afirmou que "a adesão ao Dia internacional dos Monumentos e Sítios aumentou imenso, o que é muito interessante".

Em Lisboa, museus como o do Oriente e o do Dinheiro associam-se às celebrações com a realização de visitas guiadas, havendo ainda concertos, como é o caso da actuação de Mbye Ebrima e Raquel Reis no Museu Nacional da Música, e debates, como o que a Acesso Cultura dedica ao tema "Dizer o indizível para quê?", que decorrerá em simultâneo no Porto, Évora e Portimão.

Uma outra iniciativa em Lisboa é a que parte "À Descoberta do Paço Real", uma visita ao torreão e à abóbada do Palácio da Ajuda, a ter início às 14:00, que contará com a presença de Paula Silva.

Em relação ao Porto, a cidade comemora o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com a realização de visitas gratuitas à Fundação de Serralves onde está a exposição "Álvaro Siza Vieira: Visões de Alhambra", seguidas do debate "Património Arquitectónico e Intervenção Contemporânea", cuja moderação ficará a cargo do arquitecto António Choupina.

Em Coimbra, vai-se realizar uma visita guiada sobre os "700 anos de história" do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, o lançamento do circuito temático "O Passeio Público de Coimbra - Do Cais das Ameias à Portagem" e ainda a dinamização de novos jogos infantis por parte do Museu Municipal, tutelado pelo Departamento de Cultura da Câmara Municipal.

Por seu lado, no Centro Interpretativo do Mosteiro de São João de Tarouca, no distrito de Viseu, vai decorrer a cerimónia de entrega do Prémio Bienal de Arquitectura do Douro, que será presidida pelo ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes.

Ainda no distrito de Viseu, no concelho de Lamego, o projecto Vale do Varosa lança uma nova tipologia de bilhete, intitulada de "Varosa Valley Tour", que permite o acesso a todos os monumentos da rede, como o Mosteiro de São João de Tarouca e o Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, a um preço reduzido.

Por seu lado, a Câmara Municipal da Ponta Delgada, nos Açores, em parceria com a Associação dos Antigos Alunos do Liceu Antero de Quental, assinala esta data e o nascimento do escritor Antero de Quental, com o lançamento do livro "As Fadas", ilustrado por alunos da escola.

Na zona de Alcácer do Sal, em Setúbal, a comemoração será feita com a realização de visitas guiadas à Cripta Arqueológica do Castelo, que assinala no mesmo dia o seu 9.º aniversário.

Segundo Paula Silva, "estas iniciativas são interessantes por serem um chamar de atenção para as questões do património e a actividade que a DGPC faz é também interessante e motivadora para todos os que participam, e não estar presente já não fica bem".

O número de concelhos e de entidades participantes aumentou "significativamente", salientou a directora-geral. Em 2007 participaram 60 concelhos e, este ano, devem participar 176. Quanto a entidades, em 2007 participaram 100, este ano vão participar "cerca de 670".

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS a 18 de Abril de 1982, tendo sido aprovado pela UNESCO no ano seguinte.

Assim, esta jornada tem por objectivo "a interacção equilibrada entre o crescimento turístico e a importância da conservação ambiental, a salvaguarda do património (imóvel, móvel e imaterial) [e] a gestão responsável dos recursos endógenos", lê-se no comunicado divulgado pela DGPC.

O programa completo, em cada concelho, pode ser consultado aqui.

Sugerir correcção
Comentar