Giro: Nibali vence antepenúltima etapa e Kruijswijk perde a camisola rosa

Esteban Chaves aproveitou uma queda do holandês para se colocar na frente da prova.

Foto
Nibali no final da etapa, em Risoul Luk Benies/AFP

Vincenzo Nibali (Astana) venceu a 19.ª etapa da Volta a Itália em 4h19m, numa tirada marcada pela queda do holandês Steven Kruijswijk (Lotto NL-Jumbo) e consequente perda da camisola rosa para Esteban Chaves (Orica-GreenEdge). O ciclista colombiano terminou em terceiro e o espanhol Mikel Nieve (Sky) findou em segundo.

Nibali aproveitou um ataque nos últimos quilómetros do percurso de 162 km – que ligou Pinerolo e Risoul – para cruzar a meta com uma vantagem de 53 segundos sobre Chaves.

O italiano era visto como um dos favoritos à conquista da Volta, mas até aqui não tinha vencido nenhuma tirada. Nos últimos quatro anos o ciclista da Astana conquistou pelo menos uma vitória no Giro.

Steven Kruijswijk terminou a etapa em 16.º e ficou sem a magila rosa após uma queda ao 108.º km. Quando descia a montanha Colle dell’Agnello, o holandês caiu, perdendo cinco minutos, que os adversários aproveitaram prontamente. O ciclista da Lotto NL-Jumbo está agora em terceiro lugar, quando faltam duas etapas para o final da competição.

“Fiz asneira, cometi um erro estúpido. É doloroso”, admitiu.

Na classificação geral, Chaves lidera agora com 44 segundos de avanço sobre Nibali e com 1m05 sobre Kruijswijk. “É um momento muito especial para mim. Isto é um sonho cumprido", assumiu o ciclista da Orica GreenEdge.

Este sábado terá lugar a penúltima tirada do Giro. Com 134 km, é considerada a etapa-rainha: estabelecendo a ligação entre Guillestre e Sant’Anna Di Vinadio, cruza os Alpes e conta com quatro subidas acentuadas.

Texto editado por Nuno Sousa

Sugerir correcção
Comentar