Usain Bolt ganha pela oitava vez em Ostrava

Jamaicano impôs-se nos 100m na República Checa, com a marca de 9,98s.

Foto
David W. Cerny/Reuters

O tradicional meeting de atletismo de Ostrava, no Leste da República Checa, teve nesta sexta-feira a sua 55.ª edição e voltou a convidar a superestrela jamaicana Usain Bolt como atracção principal, para aquela que foi a segunda prova da temporada do recordista mundial dos 100 e 200m.

Evoluindo desta vez no hectómetro, Bolt não desiludiu e ganhou, baixando mesmo dos dez segundos e melhorando em sete centésimos o seu melhor da temporada: 10,05s, a 14 de Maio, em George Town.

Foi o oitavo triunfo de Usain Bolt em Ostrava, num estádio cheio e num belo dia de Primavera. O jamaicano estava na pista quatro, enfrentando um lote de adversários conveniente, e partiu bem. Aos 50m estava igualado na frente e, na parte final, destacou-se claramente, vencendo com toda a facilidade em 9,98s e deixando longe os seus perseguidores, Ramon Gittens, de Barbados (10,21s), e Hassan Taftian (Irão - 10,25s).

O tempo passa, Usain Bolt tem agora quase 30 anos, que irá completar durante os Jogos Olímpicos do Rio, mas para já tudo corre no sentido de poder conseguir o “impossível”, uma terceira dobradinha olímpica consecutiva em 100 e 200m.

Para além de Bolt, a reunião de Ostava teve grandes momentos. Um dos maiores foi o triunfo do júnior polaco Konrad Bukowiecki no peso, com 21,01m, adiante do compatriota e duplo campeão olímpico Tomasz Majewski (20,84m). Com 21,01m, Bukowiecki bateu o recorde mundial júnior com o peso sénior de 7,270kg, já depois de se ter apossado, no ano passado, do recorde para esta faixa etária, com o peso de seis quilos.

No dardo masculino, a prova terminou com uma vitória no último ensaio do alemão Thomas Röhler, com 87,37m, nova melhor marca mundial do ano, enquanto o campeão mundial, o queniano Julius Yego, não passava do quinto lugar, com 81,10m.

Uma grande surpresa fechou o meeting. A prova de 1500m estava formatada para poder proporcionar um triunfo ao checo Jakub Holusa, medalhado nos últimos Mundiais de pista coberta, mas este atrasou-se na para final e acabou em sétimo. Para espanto geral, quem ganhou foi outro checo, Filip Sasínek, de 20 anos de idade, que progrediu dez segundos para se impor ao sprint com 3m36,32s.

Sugerir correcção
Comentar