Tondela continua a manter viva a esperança da manutenção

A equipa de Petit foi ao terreno do Paços de Ferreira vencer.

Foto
Os jogadores do Tondela foram felizes em Paços de Ferreira Miguel Riopa/AFP

O Tondela venceu nesta sexta-feira fora o Paços de Ferreira, por 4-1, e mantém viva a esperança da permanência na I Liga de futebol, num jogo da 33.ª jornada em que os pacenses podem ter comprometido a qualificação europeia.

Nathan Júnior abriu o marcador, aos 14 minutos, em posição irregular, e fechou a contagem, aos 90', confirmando o triunfo que Lucas Souza, também com um ‘bis' no encontro, aos 70' e 72', encaminhou. Minhoca anotou o único golo do Paços, aos 33', na melhor jogada colectiva do encontro.

Com este resultado, o Tondela passou a somar 27 pontos, a apenas dois de Vitória de Setúbal, que vai jogar no sábado com o Sporting, e do União da Madeira, que visita o Boavista no domingo, as primeiras equipas acima da zona de despromoção.

Os viseenses continuam dependentes do que fizerem aquelas equipas na 33.ª jornada, mas conseguiram adiar a descida, que chegou a ser o cenário mais provável, enquanto o Paços de Ferreira, com os mesmos 48 pontos, pode perder o europeu sexto lugar para o Rio Ave, sétimo, com 47, e Estoril-Praia, oitavo, com 46.

O golo cedo anotado por Nathan Júnior premiou a entrada aguerrida dos viseenses, mas teve o condão de fazer a equipa recuar no terreno, formando duas linhas, próximas uma da outra, retirando espaço na construção de jogo dos locais.

Cláudio Ramos ajudou o Tondela a adiar o empate, com duas grandes defesas a remates de Diogo Jota, mas nada conseguiu fazer para travar a emenda de Minhoca pouco depois, aos 33 minutos, num lance iniciado por Rodrigo António, que arrancou desde o meio campo para Hélder Lopes, na esquerda, centrar de primeira para o remate vitorioso do açoriano.

Este golo repunha alguma justiça no resultado e fazia pensar numa segunda parte de maior risco por parte das duas equipas, o que apenas se confirmou relativamente ao Tondela.

A lesão de Diogo Jota, aos 52 minutos, tirou capacidade ofensiva ao Paços, que dependeu muito das iniciativas do lateral Hélder Lopes, ao passo que o Tondela, mais rápido sobre a bola, limitou-se a aproveitar os pouco habituais erros defensivos dos locais.

No intervalo de dois minutos, aos 70 e 72 minutos, Lucas Souza resolveu o jogo, em lances semelhantes, através de remates frontais e sem marcação à entrada da área.

Nathan Júnior, em cima dos 90 minutos, anotou o quarto golo, capitalizando mais uma desatenção defensiva do Paços.

Sugerir correcção
Comentar