Taça, competição e nota de quinhentos mil cruzeiros

“Torneio desportivo em que se disputa uma copa ou taça”, lê-se no Médio Dicionário Aurélio (de Português do Brasil, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, 1980). “Copa” pode não ser necessariamente uma competição de futebol, mas a que arrancou na quinta-feira e terminará a 13 de Julho é. Trata-se do Mundial de futebol 2014. Impossível não o saber.

A cidade de São Paulo abriu a “Copa das Copas” (assim a baptizaram os anfitriões) com o jogo entre o Brasil e a Croácia. Nos próximos tempos, muito se falará de bola, o que entusiasmará alguns e cansará outros.

A palavra tem origem latina, cupa, que se traduz por “cuba” e se pode referir a “grande vaso de madeira” ou a “taça de forma semelhante à do cálice litúrgico”. Se tiver tampa, chama-se “coberta”. No Mundial, não é o caso.

Mas há outros significados: “parte do chapéu que cobre a cabeça”; isto porque “copa” é “a parte dianteira da cabeça”. Também quer dizer “parte superior da ramagem das árvores”, “flor de oliveira” e “nota de quinhentos mil réis ou cruzeiros”. Moeda antiga do Brasil.

“Copa” é ainda uma “divisão adjacente à cozinha que pode ser usada para refeições e onde geralmente se guardam louças, roupa de mesa e certos géneros alimentícios”. Na “copa” do hotel onde se instalou a selecção portuguesa, há bacalhau, chouriço, azeite, polvo, queijos e outras iguarias nacionais, no que chamaram “mala da saudade”. Quem disse que não há poesia na bola? Só quem nunca escutou um relato.

Sugerir correcção
Comentar