Susana Ribeiro enfrenta top-10 do LETAS

Açores Ladies Open aquece com pro-am, prova oficial começa sexta-feira na Batalha

Foto
Susana Ribeiro será a única jogadora a representar Portugal no ALO 2016 / © FILIPE GUERRA

As dez primeiras classificadas na Ordem de Mérito do Ladies European Tour Access Series (LETAS) irão competir na 6ª edição do Açores Ladies Open, que amanhã (quinta-feira) se inicia, com a realização do Pro-Am, estando o arranque do torneio reservado às golfistas profissionais marcado para sexta-feira, terminando no Domingo.

É a primeira vez na história do Açores Ladies Open que se consegue reunir todo o top-10 deste ranking do LETAS, a Segunda Divisão do golfe profissional feminino europeu. Nos dois anos anteriores, tinham estado presentes na Região Autónoma dos Açores nove das dez melhores. Em 2011, quando o torneio nasceu em São Miguel, apenas competiram três jogadoras do top-ten, mas quando o evento viajou pela primeira vez à Terceira, em 2013, esse número subiu vertiginosamente para sete membros do top-10.

Este ano, o segundo mais importante torneio português de golfe, logo depois do Portugal Masters, regressa à ilha de São Miguel, depois de no ano passado ter-se realizado pela segunda vez no Clube de Golfe da Ilha Terceira. O palco volta a ser o Batalha Golf Course, tal como em 2011, 2012 e 2014, campo que também acolheu etapas do European Senior Tour, do PGA Euro Pro Tour e do PGA Portugal Tour, para além do famoso SATA Azores Open.

Em jogo estarão 30 mil euros em prémios monetários mas as 48 jogadoras inscritas de 21 países (o mesmo número de nações representadas no ano passado) vêm à procura de muito mais do que do prize-money. Para elas, o mais relevante é tentarem terminar a época nas cinco primeiras posições da Ordem de Mérito.

Açores Ladies Open recebeu atletas olímpicas

É esse top-5 que ascende automaticamente ao Ladies European Tour (LET), a Primeira Divisão europeia, em 2017. O Açores Ladies Open é o antepenúltimo torneio do ano e já não há muito mais oportunidades de somar pontos para o ranking.

Não são apenas esses cinco passaportes para o LET que atraem as melhores do LETAS, uma vez que também os 15 restantes convites (do 6º ao 20º lugar do ranking) para a última Fase da Escola de Qualificação do LET, em dezembro.

Para além de todo o top-10, o 6º Açores Ladies Open conta ainda com 16 do top-20 e, sobretudo, com oito jogadoras que venceram nove dos 13 torneios realizados na presente temporada. Ou seja, confluem em São Miguel uma série de jogadoras de grande valia.

Aliás, o Açores Ladies Open tem progredido todos os anos e em 2016 foi com regozijo que o promotor José Carmona Santos viu competir nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro algumas jogadoras que passaram pelo “seu” torneio, designadamente a suíça Fabienne In-Albon, campeã na Terceira em 2013, e a brasileira Victoria Lovelady, 3ª classificada em 2015, também na Terceira.

Susana Ribeiro recupera de gastroenterite

É com esta forte e impressionante lista de inscritos que Susana Ribeiro irá enfrentar, para tentar, pela primeira vez na sua carreira, passar o cut e obter uma boa classificação no Açores Ladies Open.

A portuguesa que venceu por três vezes o Campeonato Nacional Amador Peugeot e que na semana passada conquistou pela segunda vez o Solverde Campeonato Nacional PGA (ou seja, de profissionais) estava numa boa forma quando há duas semanas foi vice-campeã num torneio do circuito profissional espanhol, mas, entretanto, uma gastroenterite deitou-a bastante a baixo na semana passada e espera ser capaz de recuperar nos Açores.

«Tenho de recuperar fisicamente porque a próxima semana é das mais importantes do ano. Eu sinto-me a jogar bem, mas as pernas é que não respondiam mas espero recuperar para a semana e conseguir um bom resultado», disse a profissional do Guardian Bom Sucesso Golf, declarações prestadas na sexta-feira passada, depois do Nacional da PGA de Portugal.

Joana de Sá Pereira desiste à última hora

Susana Ribeiro será a única portuguesa a competir este ano, dada a desistência de última hora de Joana de Sá Pereira. Depois de muito anunciar a sua primeira participação no Batalha Golf Course, um campo que não conhece, a portuguesa residente em França viu-se forçada a cancelar a sua inscrição.

«Estava inscrita, com todas as intenções de jogar e estava mesmo desejosa de jogar de novo o Açores Ladies Open. Infelizmente, tenho um problema familiar, pessoal, que me impede. Peço desculpa e lamento imenso. Era um torneio que eu queria muito jogar e estou triste de não o poder fazê-lo. Ainda por cima, acontece agora que estou em forma e que reencontrei o meu melhor nível», lamentou-se Joana de Sá Pereira, que prometeu voltar para o ano e que também prometeu que em 2017 irá pela primeira vez participar no Campeonato Nacional.

O top-10 europeu do LETAS em São Miguel

O top-10 do LETAS a competir no 6º Açores Ladies Open é o seguinte: 1ª Sarah Schober (Áustria), 2ª Maria Parra (Espanha), 3ª Sanna Nuutinen (Finlândia), 4ª Charlotte Thompson (Inglaterra), 5ª Jenny Haglund (Suécia), 6ª Michele Thompson (Escócia), 7ª Luna Sobrón (Espanha), 8ª Émilie Alonso (França), 9ª Emma Goddard (Inglaterra), 10ª Csilla Rosza (Hungria).

As oito jogadoras campeãs de nove torneios do LETAS em 2016 são as seguintes: A espanhola Maria Parra foi a única a vencer este ano duas provas, o PGA Halmstad Ladies Open na Suécia e o Brobak Ladies Open na Noruega; a espanhola Luna Sobrón no Terre Blanche Ladies Open em França; a espanhola Carolina Gonzalez Garcia no ASGI Ladies Open na Suíça; a francesa Marion Duvernay no Ribeira Sacra Património de la Humanidad International Ladies Open em Espanha; a sueca Josephine Janson no Boras Ladies Open na Suécia; a sueca Jenny Haglund no Norrporten Ladies Open na Suécia; e a finlandesa Sanna Nuutinen no Strasbourg Ladies Series em França.

Deve ser dada muita atenção às espanholas Maria Parra e Luna Sobrón, ambas antigas campeãs da Europa e ambas ex-vencedoras do Campeonato Internacional Amador de Portugal. Maria Parra até venceu no Montado Hotel & Golf Resort, em Palmela, este ano, em janeiro.

O 6º Açores Ladies Open tem o alto patrocínio do Governo Regional dos Açores. O promotor nacional é a Stream Plan, empresa que encerra nos seus quadros e em parcerias diretas uma vasta equipa com grande experiencia na organização de eventos desportivos (Volta a Portugal em Bicicleta, Volvo Ocean Race, Rali Dakar, Campeonatos do Mundo de Vela, Troféu de Portugal TP52, Lisbon Grand Prix Offshore, WCT Figueira Pro, etc.).

Em golfe, alguns dos seus elementos foram responsáveis ou colaboraram, para além das edições anteriores do Açores Ladies Open, na realização de mais de 30 eventos do European Tour, incluindo o Open de Portugal, Estoril Open, Madeira Islands Open e Brazil Open e ainda inúmeros eventos do European Challenge Tour, Ladies European Tour e European Seniors Tour.

A organização do evento está ainda a cabo da Azores Golf Islands / Ilhas de Valor – entidade que tem acompanhado a promoção e organização do evento desde a sua origem, contando também com o reconhecimento oficial da PGA de Portugal (associação nacional de profissionais de golfe) e da Federação Portuguesa de Golfe, organismo máximo do golfe nacional.

O 6º Açores Ladies Open conta ainda com os apoios da SATA e Azores Airlines, Vista Alegre, Panazorica e Murganheira.

O Pro-Am começa amanhã (quinta-feira), às 9h30, no Batalha Golf Course, em São Miguel.

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar