Sporting volta a perder na pré-época

"Leões" perdem por 2-1 frente ao Marselha em Évian-les-Bains, naquela que foi a terceira derrota consecutiva da equipa de Jorge Jesus.

Foto
Doumbia marcou, de penálti, o golo do Sporting EPA/THOMAS DELLEY

A pré-época serve para testar e consolidar, ver quem serve e quem não serve, cometer erros e corrigi-los, ajustar os ingredientes e chegar à receita ideal. Já faltam menos de três semanas para que os jogos sejam a sério e o Sporting 2017-18 continua pouco apurado. Os “leões” sofreram nesta terça-feira a sua terceira derrota (em cinco jogos) da pré-temporada, perdendo em Évian-les-Bains por 2-1 frente ao Marselha, depois de ter sido derrotado pelo Valência e o Basileia. O próximo jogo de preparação será já em Alvalade, frente ao Mónaco de Leonardo Jardim, o actual campeão francês.

Depois da experiência não muito bem-sucedida com uma defesa a três, Jorge Jesus regressou com uma retaguarda de quatro, mas não deve ter gostado muito do que viu daquele que, em teoria, será o quarteto titular, Piccini, Coentrão, Coates e Mathieu. O técnico deve ter começado logo a tirar notas no primeiro minuto quando viu uma bola metida por Payet no rapidíssimo N’Jie, que correu até à área sportinguista sem que ninguém o apanhasse, com a bola a acabar no fundo da baliza de Pedro Silva.

Se o lance tivesse sido uma excepção na primeira parte, uma distracção dos primeiros minutos, menos mal, mas não foi. Defensivamente, os pecados foram bem maiores que as virtudes e não fosse o jovem guarda-redes dos “leões”, os números podiam ter sido bem piores.

Claro que o processo defensivo não tem só a ver com os defesas, mas houve muitas falhas individuais, com especial incidência para Jerémy Mathieu, lento, pouco ágil e sem grande destreza no passe. Se a defesa foi uma presa fácil para os rápidos ataques do Marselha, ofensivamente a equipa mostrou pouco na primeira parte. Coentrão, a espaços, ainda tentou dar alguma profundidade ao flanco, e Alan Ruiz conseguiu um remate de relativo perigo, mas este “onze” não estava propriamente formatado para jogar com Bas Dost, que raramente teve uma bola em condições para os pés ou cabeça.

Para a segunda parte, Jesus mexeu em quase meia equipa e o Sporting ganhou em velocidade e atrevimento ofensivo com a presença de jogadores como Daniel Podence e Matheus Pereira. Mas antes de o Sporting conseguir fazer qualquer coisa, o Marselha voltou a marcar. Numa jogada ao primeiro toque, Payet recebeu na direita, fez o cruzamento para a área e N’Jie, nas costas de Mathieu, apontou o 2-0, aos 52’.

Depois, o Sporting teve a sua melhor fase. Doumbia também entrou no jogo para o lugar de Bas Dost e seria o costa-marfinense a marcar de penálti o 2-1 aos 72’, depois de uma falta de Adil Rami sobre Podence. O avançado africano podia ter chegado ao empate pouco depois, sendo desarmado no limite por Dória, e Matheus também esteve perto do golo, com o seu remate a ser detido pelo guardião Mandanda.

O Sporting não evitou mais uma derrota e Jesus sabe que as dores de crescimento ainda vão ser muitas até a equipa ficar no ponto e os internacionais que lá faltam (Patrício, William, Adrien e Gelson) darão uma grande injecção de qualidade que esta versão de pré-época não tem. Para já, nenhuma das versões ensaiadas passou um jogo inteiro sem sofrer golos.

O Sporting jogou de início com: Pedro Silva, Picinni, Coates, Mathieu, Fábio Coentrão, Petrovic, Battaglia, Bruno César, Bruno Fernandes, Alan Ruiz e Bas Dost. Jogaram ainda: Daniel Podence, Matheus Pereira, Mattheus Oliveira, Tobias Figueiredo, João Palhinha, Jonathan Silva e Doumbia.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários