Sousa e Elias já conhecem adversários no Open dos EUA

Lesão no joelho continua a afectar o número um português, que tem como primeiro oponente um dos veteranos do circuito.

Foto
João Sousa obteve a primeira vitória no quadro principal do Open dos EUA MATTHEW STOCKMAN/AFP

João Sousa e Gastão Elias não se podem queixar muito do sorteio do Open dos EUA. Os dois melhores tenistas portugueses da actualidade vão estrear-se no último torneio do Grand Slam da época, que se inicia na segunda-feira, defrontando adversários fora do top 80.

Sousa, actual 36.º no ranking, defronta Victor Estrella Burgos (84.º), um dos mais velhos tenistas no circuito, com 36 anos. O dominicano, que em 2013 chegou ponderar retirar-se do circuito devido a uma lesão, é um exemplo de perseverança, pois só entrou no top 100, em 2014, um mês antes de completar 34 anos, e, no ano seguinte, em Quito, conquistou o seu primeiro título no ATP World Tour.

Em 2014, Estrella Burgos tornou-se no mais velho tenista na Era Open (desde 1968) a jogar o quadro principal no Open dos EUA – perdeu na terceira ronda com Milos Raonic em três tie-breaks – e, no ano passado, foi eliminado à primeira. A terra batida é o seu melhor piso, mas foi sobre o pó de tijolo de Nice que, em Maio, perdeu (3-6, 6-4 e 6-4) o duelo com Sousa.

No entanto, a maior preocupação do vimaranense é a lesão no joelho que continua a afectar-lhe as exibições, as quais só produziram três vitórias nos encontros realizados nos últimos seis torneios que disputou. “Somos profissionais, sabemos que existem semanas que não vamos estar a 100%, mas temos que competir para preparar as semanas importantes, como é a seguinte. Logo após o Open dos EUA vamos parar uns dias e reavaliar a lesão do joelho”, adiantou Frederico Marques.

O treinador de João Sousa, que não vai estar em Nova Iorque por ter sido pai, tem a consciência das dificuldades na programação. “Sabemos que o calendário não foi o perfeito, mas tivemos que aproveitar os torneios em terra batida porque a dor é menor, seguidos de um torneio obrigatório, uns Jogos Olímpicos, outro torneio obrigatório e um Grand Slam. São quase dois meses lesionado, mas a trabalhar e a aprender. Os resultados podem não ser os desejados, mas a experiência que se adquire vai ser muito útil no futuro”, frisou Marques.

Gastão Elias (61.º) estreia-se no quadro principal do Open dos EUA depois de quatro passagens, sem sucesso, pelo qualifying (2011, 2012, 2014 e 2015). O primeiro adversário do número dois português é Sergiy Stakhovsky (93.º), que venceu os dois embates anteriores entre ambos: numa eliminatória da Taça Davis, em 2008, e no qualifying do Masters 1000 de Indian Wells, em 2013 — bem antes dos recentes progressos de Elias que o levaram a subir, este ano, mais de 70 lugares no ranking.

Elias está no mesmo quarto do quadro de Novak Djokovic que, na ronda inicial, defronta Jerzy Janowicz (228.º). Na mesma metade de Djokovic estão igualmente Rafael Nadal, Milos Raonic e Marin Cilic. Na outra metade, Andy Murray é o favorito a estar na final.

Sugerir correcção
Comentar