Portugal convence no jogo de estreia do Europeu de Sub-21

Gonçalo Guedes e Bruno Fernandes marcaram os golos que garantiram à selecção nacional uma vitória sobre a Sérvia.

Foto
DR

O adversário apresentou uma equipa repleta de qualidade e vendeu cara a derrota, mas na estreia no Campeonato da Europa de Sub-21 Portugal demonstrou força e confirmou que é um dos favoritos a vencer a competição. Em Bydgoszcz, na Polónia, contra a Sérvia, a selecção portuguesa realizou uma exibição personalizada e conseguiu assegurar a conquista dos três pontos com um triunfo por 2-0. Gonçalo Guedes, aos 37’, e Bruno Fernandes, aos 88’, fizeram os golos portugueses. Na outra partida do Grupo B, a Espanha, próximo adversário da equipa comandada por Rui Jorge, não teve dificuldade em derrotar a Macedónia, por 5-0.

Sem qualquer derrota no escalão desde Outubro de 2011, Portugal tinha uma estreia de alto risco no Campeonato da Europa de Sub-21. Com uma talentosa geração que conquistou o Mundial de Sub-20 em 2015, no qual os portugueses foram afastados nos quartos-de-final pelo Brasil no desempate por grandes penalidades, a Sérvia apresentou-se com jogadores de enorme qualidade, como o médio Maksimovic, o extremo benfiquista Zivkovic ou o ponta-de-lança Uros Djurdjevic. Para contornar as dificuldades, Rui Jorge jogou pelo seguro. O seleccionador português manteve o 4x4x2 dos últimos jogos, com Rúben Neves, João Carvalho e Bruno Fernandes no meio-campo, e Daniel Podence a jogar nas costas de Diogo Jota e Gonçalo Guedes, os jogadores mais avançados da equipa portuguesa.

O jogo começou com uma excelente oportunidade para Portugal — Rúben Neves acertou no poste aos cinco minutos —, mas a Sérvia respondeu de imediato e podia ter-se colocado em vantagem por Grujic (12’), Djurdjevic (27’) e Cravic (30’). No entanto, no melhor período dos sérvios, Portugal marcou: aos 37’, após um cruzamento de Podence, Gonçalo Guedes aproveitou uma defesa incompleta do guarda-redes sérvio e fez, de cabeça, o primeiro golo da tarde.

Ao intervalo, Rui Jorge trocou Jota por Bruma, procurando apostar na velocidade do futuro jogador do RB Leipzig, e João Carvalho, aos 52’, quase conseguir desviar para o fundo da baliza após um cruzamento de Bruno Fernandes. Todavia, a Sérvia voltou a assustar. Seis minutos depois, após uma assistência de Zivkovic — o benfiquista foi o melhor sérvio em campo —, Grujic desperdiçou a melhor ocasião do jogo para a selecção dos Balcãs.

Para tentar refrescar a equipa, Rui Jorge trocou João Carvalho e Podence por Renato Sanches e Iuri Medeiros, e as alterações acabaram por ter efeitos positivos para a equipa portuguesa. Nos últimos minutos, Portugal conseguiu controlar a partida e criar mais perigo para a baliza sérvia, e, após ameaçar por Bruma e Iuri Medeiros, colocou um ponto final das dúvidas com o segundo golo, marcado por Bruno Fernandes, após uma excelente assistência de Renato Sanches, garantindo à selecção nacional de Sub-21 um registo de enorme respeito: 31 jogos consecutivos sem derrotas.

Na outra partida do Grupo B, a Espanha passeou frente à Macedónia. Os espanhóis, que na próxima terça-feira defrontam Portugal, golearam os macedónios, por 5-0, com golos de Saul Ñíguez, Gerard Deulofeu e um hat-trick de Marco Asensio, jogador do Real Madrid.     

Sugerir correcção
Comentar