Novak Djokovic dá um claro sinal de domínio

O tenista espanhol Rafael Nadal perdeu pela sétima vez consecutiva com o sérvio. Desta vez foi em Roma.

Foto
Djokovic festeja o seu triunfo sobre Nadal ALESSANDRO BIANCHI/Reuters

A 10 dias do início do torneio de Roland Garros, Novak Djokovic voltou a vencer Rafael Nadal. Num emocionante encontro de mais de duas horas, a relembrar os duelos nas provas do Grand Slam, Nadal mostrou sinais de alguma impotência em contrariar o domínio do líder do ranking na terra batida de Roma, ao não conseguir ganhar um set sequer, apesar de ter liderado as duas partidas disputadas.

“Vencer Nadal, é o derradeiro desafio em terra batida e um dos maiores no desporto. Ganhei contra um dos meus maiores rivais no seu piso preferido; não podemos esquecer que triunfou em Monte Carlo e Barcelona e tem jogado bem nas últimas semanas”, frisou Djokovic, depois de ganhar, por 7-5, 7-6 (7/4).

Nadal liderou ambos os sets por 4-2, mas falhou nos momentos finais, enquanto o sérvio soube elevar o nível de jogo. Na primeira partida, Djokovic concretizou um quarto break-point num emocionante oitavo jogo para igualar e, ao mesmo tempo, ganhar ascendente sobre o adversário antes de fechar, no quinto set-point.

No segundo set, Nadal chegou mesmo a servir a 5-4, mas não aproveitou os cinco set-points de que dispôs nesse longo jogo e, mais uma vez, o número um mundial igualou e recuperou a confiança com que dominou o tie-break. “Não comecei ambos os sets com a mesma intensidade que encontrei no final do encontro. Ainda bem que não jogámos à melhor de cinco sets como nos Grand Slam”, disse Djokovic, que terá de defrontar na meia-final, Kei Nishikori (6.º), vencedor de Dominic Thiem (15.º), por 6-3, 7-5.

Andy Murray (3.º) dominou David Goffin (13.º), pelos parciais de 6-1, 7-5 e continua sem ceder qualquer set no torneio. Neste sábado, o próximo número dois do ranking (por troca com Roger Federer) vai encontrar o surpreendente Lucas Pouille (52.º), repescado do qualifying e que beneficiou da desistência de Juan Monaco, lesionado e que, com a proximidade de Roland Garros, preferiu não competir.

No torneio feminino, Serena Williams arrasou Svetlana Kuznetsova (19.ª) em 51 minutos, por 6-2, 6-0, e vai defrontar Irina-Camelia Begu (35.ª). A outra meia-final será discutida entre Garbiñe Muguruza (4.ª) e Madison Keys (24.ª).

Sugerir correcção
Comentar