Nadal já sua em Monte Carlo

O tenista britânico Kyle Edmund deu excelente réplica ao espanhol no Monte Carlo Rolex Masters.

Foto
Reuters/ERIC GAILLARD

Enquanto o mundo do ténis não escondia a sua surpresa com a notícia da gravidez de Serena Williams, já com cinco meses de gestação – o que significa que conquistou o Open da Austrália, em Janeiro, nessa condição –, Rafael Nadal iniciava a procura do 10.º título no Monte Carlo Rolex Masters. Mas o espanhol, conhecido como “Rei da terra batida”, teve de suar durante mais de duas horas, devido à excelente e inesperada réplica do britânico Kyle Edmund, que não se intimidou após perder o set inicial sem ganhar um único jogo – foi a 10.ª zerada que o número três do ranking infligiu em 14 visitas ao Monte Carlo Country Club.

No segundo set, Edmund (45.º) recebeu uma enorme ovação do público presente no Court Rainier III, ao ganhar o jogo inaugural e mais entusiasmados ficaram quando viram o britânico de 22 anos liderar por 4-2. Nadal reagiu, mas Edmund continuou a acreditar e após quebrar o adversário pela terceira vez, concretizou o primeiro set-point ao seu dispor. No terceiro set, Edmund ainda conseguiria quebrar o espanhol uma vez mais, mas Nadal elevou o nível e mostrou toda a sua experiência para ganhar o 400.º encontro que disputa em terra batida, com os parciais de 6-0, 5-7 e 6-3.

Nadal, que detém a melhor percentagem de vitórias (91%) nesta superfície tem, na terceira ronda, outro desafio pela frente: Alexander Zverev, o melhor dos tenistas da nova geração do ténis mundial e o seu primeiro parceiro de treino quando, na semana passada, o espanhol chegou ao Mónaco. Nesta quarta-feira, Zverev (20.º), derrotou um compatriota de Nadal, Feliciano Lopez (39.º), por 6-0, 6-4, em 60 minutos, confirmando que tem feito progressos na terra batida – um aviso para Portugal, que poderá vê-lo na eliminatória da Taça Davis, em Setembro.

Outros dois tenistas espanhóis vão estar em acção hoje em Monte Carlo, mas não na condição de favoritos. Albert Ramos Vinolas (24.º) terá a tarefa de defrontar o número um do ranking, Andy Murray, enquanto Pablo Carreño Busta (19.º) irá igualmente avaliar a forma e condição actual de Novak Djokovic.

Nesta quinta-feira, haverá outros duelos interessantes da terceira ronda, como o que opõe Stan Wawrinka (3.º) a Pablo Cuevas (27.º), Dominic Thiem (9.º) a David Goffin (13.º) e Marin Cilic (8.º) a Tomas Berdych (12.º) – que necessitou de quase duas horas para eliminar (3-6, 6-1 e 6-4) o alemão Tommy Haas a realizar, aos 39 anos, a sua última época no circuito profissional.

Sugerir correcção
Comentar